Rádio Miriam Caravaggio
10/03/2023

O olhar da Igreja sobre os migrantes e refugiados é o tema do programa Razões da Fé do dia 12 de março

A produção é a quinta de um ciclo de sete programas, que vão ao ar sempre aos domingos pela Rádio Miriam Caravaggio e pelas redes sociais da Diocese, com abordagens sobre o Compêndio da DSI e a Campanha da Fraternidade

"Doutrina Social da Igreja: o olhar eclesial sobre os migrantes e refugiados" é o tema da reflexão do programa Razões da Fé, que vai ao ar no domingo, 12 de março, sobre os capítulos oito e nove do compêndio da Doutrina Social da Igreja (DSI). A produção é veiculada pela Rádio Miriam Caravaggio e nas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul. O debate é o quinto de uma série de sete sobre a DSI, englobando também a Campanha da Fraternidade 2023, que reflete sobre "Fraternidade e Fome".

Para o debate deste domingo são convidados: a Irmã Celsa Zucco, religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu – Scalabrinianas, graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pela Universidade Luterana do Brasil, assistente social com especialização em desenvolvimento sustentável, trabalhou em áreas como educação, assistência social, saúde e responsabilidade social. Desde 2018 é diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em Caxias do Sul; Adriano Pistorelo, mestre em direito pela Universidade de Caxias do Sul e advogado de migrações do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em Caxias,  membro do Comitê Estadual em Planejamento de Políticas para Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas no Rio Grande do Sul. A mediação é do jornalista e assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha.

Entre as perguntas e respostas estão as questões eclesiais acerca do cuidado e proteção para com os migrantes e refugiados, bem como as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas que chegam ao Brasil e, sobretudo à Serra Gaúcha, além da esperança de uma vida digna. No debate também serão abordadas as questões de políticas públicas para os migrantes e as urgências da Igreja para uma rede acolhida e promoção humana nas relações com os homens e mulheres que migram e emigram.

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas segundas-feiras à noite, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.

A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.