17/03/2024

"O Papa Francisco retoma algo próprio de Santa Teresinha: a Igreja é minha mãe", salienta Dom José Gislon em Missa com as relíquias

O bispo diocesano de Caxias do Sul presidiu a Missa que lotou a igreja do Carmelo do Menino Jesus, com as relíquias da carmelita francesa, e buscou relacionar o amor que Santa Teresinha sempre teve à Igreja com as perseguições que sofre hoje

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que estão em peregrinação pela Região Sul do Brasil e visitam a Diocese de Caxias do Sul nestes dias 17, 18 e 19 de março, saíram em carreata da Catedral Diocesana - Paróquia Santa Teresa D'Ávila por volta das 17h, em direção ao Carmelo do Menino Jesus. Ao chegar no mosteiro das Irmãs Carmelitas a urna em que estão depositados os ossos de um fêmur e de um pé da carmelita francesa, foi recepcionada com uma chuva de pétalas de rosa e pelas crianças vestidas de Teresinha.

Logo depois, a urna colocada diante do altar do Carmelo recebeu grande número de devotos que buscavam tocar as relíquias e manifestar sua fé em Jesus, pela mediação de Santa Teresinha do Menino Jesus. Na sequência, a igreja ficou lotada para a Missa, que foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada por diversos padres e frades carmelitas.

Em sua homilia, Dom José recordou que Santa Teresinha se sentia filha da Igreja e que, nesta mesma Igreja, queria ser o coração, isto é, pulsar de amor. "Esta Igreja, a quem Santa Teresinha se referia como 'minha mãe', que recebeu a sua missão do Senhor Jesus através do apóstolo Pedro, teve a humildade de se colocar na escuta do Senhor e acolher o sopro do Espírito Santo, ao longo destes 2000 anos para atualizar a sua missão no mundo, de anunciar o Evangelho. Uma Igreja que é mãe, às vezes criticada e pouco amada por muito de seus filhos e filhas, mas se empenha para viver sua missão, com suas feridas e cicatrizes históricas, sem deixar de ser mãe e protagonista na defesa da vida dos pobres, dos excluídos; promotora da paz, do diálogo, da justiça e da verdade. O Papa Francisco retoma algo próprio de Santa Teresinha: a Igreja é minha mãe", salientou.

Ao final da Missa, Dom José abençoou as rosas que muitos devotos tinham consigo e as que a comunidade distribuiu aos fiéis. As relíquias de Santa Teresinha permanecem no Carmelo até a metade da manhã desta segunda-feira, 18 de março, quando seguem para Bento Gonçalves, onde estarão expostas para veneração dos fiéis no Santuário Santo Antônio. A despedida da urna da Diocese de Caxias do Sul acontece às 06h da terça-feira, dia 19 de março.

O que são as relíquias de Santa Teresinha e por que estão visitando o Brasil:
Em 2023, foram celebrados os 150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma religiosa carmelita francesa que morreu aos 24 anos. No ano de 2025, serão os 100 anos de sua canonização. Ela foi proclamada Doutora da Igreja e padroeira das Missões, sem nunca ter saído do Carmelo, mas por ter oferecido sua doença e seus sofrimentos em oração pela evangelização em todo o mundo.

Desde o ano passado, estão percorrendo o Brasil as relíquias de Santa Teresinha, visitando cidades e locais onde estão os frades carmelitas e as irmãs carmelitas. Em Caxias do Sul, o Carmelo do Menino Jesus existe há mais de 70 anos e, portanto, as relíquias permanecem na região nos dias 17, 18 e 19 de março.

A passagem pela Diocese de Caxias é realizada na Catedral Diocesana - Paróquia Santa Teresa D'Ávila, no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias, e no Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves. Na urna de madeira, que pesa mais de 120kg, recoberta por um vidro, estão armazenados os ossos de um fêmur e um pé de Santa Teresinha.

Confira a programação completa da peregrinação das relíquias

➡️ Carmelo do Menino Jesus (Rua César Stalivieri, 527, bairro São Leopoldo)
>>> 18 DE MARÇO
06h30min: Oração das Laudes