DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Vicariato de Nova Prata
25/01/2023

Paróquia de Nova Araçá festeja Nossa Senhora dos Navegantes com o 13º Caicaço da Fé

Festejos acontecem no Povoado Zanetti, que pertence ao município de Nova Bassano, e prevê Missa celebrada sobre as águas e passeio de caíco pelo Rio Carreiro

Paróquia de Nova Araçá festeja Nossa Senhora dos Navegantes com o 13º Caicaço da Fé

A Paróquia São Tiago e Nossa Senhora de Fátima, de Nova Araçá, no Vicariato de Nova Prata, se prepara para celebrar a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, no Povoado Zanetti, que pertence ao município de Nova Bassano. A programação terá a 13ª edição do Caicaço da Fé, no domingo, 05 de fevereiro. Na oportunidade, será celebrada a Missa sobre as águas e haverá passeio de caíco pelo Rio Carreiro. O lema escolhido é: "Maria, cheia de graça e consolo, venha caminhar com teu povo".

A programação inicia com o tríduo em preparação à festa. Na quinta-feira, 02 de fevereiro, será celebrada a Missa na igreja da comunidade, às 19h30min, presidida pelo pároco local, padre Pedro Caríssimi. No mesmo horário, na sexta-feira, 03 de fevereiro, acontece a récita do Terço pela paz no mundo inteiro. 

No sábado, 04 de fevereiro, às 19h30min, inicia a recepção dos caiqueiros e procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. E no domingo, às 09h30min, a procissão com a imagem da Padroeira. A Missa festiva na chalana será celebrada às 10h30min e ao meio-dia, almoço no salão da comunidade.

De acordo com o vigário episcopal do Vicariato de Nova Prata, padre Álvaro Luiz Pinzetta, a atividade que iniciou um um grupo de amigos, hoje reúne mais de 160 caiqueiros, de 15 municípios. "Eles começaram levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi encontrada nas águas e, depois, recolhendo um tronco de cedro oferecido por uma família, esculpiram a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes que os acompanha ano a ano", explica. 

O Rio Carreiro banha as margens de cinco municípios: Nova Araçá, Nova Bassano, Paraí, Casca e Serafina Corrêa, estas duas últimas pertencem à Arquidiocese de Passo Fundo. O Caicaço da Fé é organizado pela comunidade e demais entidades e o Vicariato de Nova Prata, da Diocese de Caxias do Sul, apoia o evento e colabora com a divulgação. 

 

Como surgiu o Caicaço da Fé

A história do Caicaço começou com um grupo de amigos aventureiros que decidiu fazer um passeio de caíco, que é o nome popular, no sul do Brasil, para pequenos barcos construídos em madeira, pelo Rio Carreiro. A cada ano, a atividade foi se repetindo, sempre no primeiro final de semana do mês de fevereiro. Por ser próxima à data dos festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, a comunidade do Povoado Zanetti convidou o grupo para a festa e a partir daí se tornou o "Caicaço da Fé", sendo um passeio também devocional.

Participar do Caicaço da Fé também é envolver-se no cuidado com a Casa Comum, por isso, há alguns anos, os participantes também realizam a limpeza de 27 quilômetros margens do Rio Carreiro. Na primeira ação nesse sentido, recolheram 4 mil quilos de lixo e a quantidade de resíduos juntados vem diminuindo a cada ano. 

 

Foto: Prefeitura de Serafina Corrêa

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias