Região Pastoral Caxias
19/09/2022

Região Pastoral de Caxias do Sul dá início à capacitação dos "Encontros de Esperança"

Atividade reuniu mais de 60 pessoas entre padres, religiosas, agentes funerários, ministros, leigos e leigas que atuam na Pastoral da Esperança; ao todo são quatro encontros sobre luto, trauma e primeiros socorros psicológicos no território da fé

A Região Pastoral de Caxias do Sul deu início, na manhã do sábado, 17 de setembro, ao ciclo de encontros de capacitação em luto, trauma e primeiros socorros psicológicos no território da fé. A atividade reuniu mais de 60 pessoas entre padres, religiosos, religiosas, agentes funerários, ministros, leigos e leigas que atuam na Pastoral da Esperança. O bispo diocesano, Dom José Gislon, também marcou presença na formação.

Com o nome "Encontros de Esperança", são quatro encontros de setembro a novembro de 2022. A assessoria da capacitação é feita pelo Luspe Instituto de Psicologia. Coordenador da Região Pastoral de Caxias do Sul, padre Tadeu Antônio Libardi, explicou a importância da capacitação. "Os padres de nossa cidade e também as lideranças vinham pedindo há algum tempo estes momentos. E nós, juntos, pensamos essa formação para atuar com um olhar de esperança, tendo a fé e a ciência de mãos dadas para cumprir bem a missão que nos é confiada", pontuou.

A fundadora do Instituto, psicóloga e doutora em Teologia, Ana Paula Reis da Costa, explanou a base de conteúdos que estará na pauta. A capacitação une os aspectos psicológicos e teológicos para uma melhor preparação daqueles que são responsáveis pelo trabalho com o sepultamento e os enlutados. "Precisamos levar em conta que estamos trabalhando com a horizontalidade da ciência da psicologia que é o tempo da vida. A teologia, a experiência de sentido que entra na vida, é a dimensão vertical. O tempo chronos, da vida, e o tempo de Deus, chamado de kairós", salientou.

Os encontros acontecem na Catholica Domus, no centro de Caxias do Sul, conforme cronograma abaixo. O investimento é de R$ 100,00 por pessoa. É possível se inscrever no dia das capacitações também.

15 de outubro | Sábado
08h30min às 11h45min