21/03/2023

Representantes do Cursilho da Diocese de Caxias do Sul participam da 41° Assembleia Regional do MCC

Encontro aconteceu entre os dias 17 e 19 de março, na cidade de Arroio do Sal, no Litoral Norte Gaúcho, território da Diocese de Osório; delegação de Caxias teve a presença do assessor espiritual, padre Renato Ariotti e alguns casais do GED

Entre os dias 17 e 19 de março, o Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) realizou sua 41ª Assembleia Regional, na cidade de Arroio do Sal, território da Diocese de Osório. O encontro, que reuniu delegações de diversas partes do Rio Grande do Sul, teve a presença de membros do Grupo Executivo Diocesano (GED) de Caxias do Sul.

O grupo de Caxias do Sul era formado pelo assessor espiritual do Cursilho, padre Renato  Ariotti e casais integrantes do GED. O encontro também contou com a presença do bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl.

Padre Xiko, do clero de Santa Maria, se fez presente explanando as diretrizes da Assembleia e, assim, fez os presentes refletirem sobre as realidades do Regional a partir da doação da vida em prol de quem mais precisa, não esquecendo dos afastados. A Assembleia Regional também deu diversos encaminhamentos e linhas de ação para a articulação do Cursilho nas dioceses gaúchas.

"Vivenciar este encontro foi momento único e de extrema importância para o fortalecimento. Os GEDS saíram entusiasmados dispostos a fomentar com a Palavra e com o testemunho nos ambientes em que estão inseridos. Decisões foram tomadas, atividades desenvolvidas com o objetivo de seguirmos fortes em nossa caminhada", salienta Cheila Rankrappes, vice-coordenadora do GED de Caxias do Sul.

Entre os compromissos assumidos estão:

• Primar pelo diálogo entre Grupo Executivo Regional, Grupo Executivo Diocesano e Setores.
  • Priorizar a cultura da sinodalidade em todas as ações, buscando também fortalecer o carisma do MCC.
  • Promover e fomentar a comunhão entre jovens e adultos para que sejam protagonistas nas ações do MCC priorizando a formação e fidelidade de informações.
  • Assumir a vocação de martírio como testemunho de nossa fé e nossa missão.
  •  Ir ao encontro, sendo presença solidária e misericordiosa, nos diversos ambientes.