DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Jubileu 2025
13/11/2025

Santuário de Caravaggio acolhe a peregrinação jubilar do Exército e das Forças de Segurança

Missa presidida por Dom José Gislon contou com a participação dos militares do Exército, membros da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal de Farroupilha e empresas de segurança; ao final todos se consagraram à Nossa Senhora

Santuário de Caravaggio acolhe a peregrinação jubilar do Exército e das Forças de Segurança

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, acolheu na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro, a Peregrinação Jubilar do Exército e das Forças de Segurança. Na celebração do Jubileu dos 2025 anos da encarnação do Verbo, a Casa da Mãe acolheu os militares do Exército, do Comando Militar do Sul, das organizações militares de Caxias do Sul e Bento Gonçalves e membros da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal de Farroupilha e empresas de segurança.

A partir recordação de que todo o povo de Deus é peregrino da esperança, o bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, presidiu a Missa. A Eucaristia foi concelebrada pelo bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni, pelo reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, pelos capelães do Comando Militar do Sul, padre Tenente Lucas Antônio Mazzochini - da Diocese de Caxias do Sul - e frei Capitão Sonival Marinho, e demais sacerdotes. 

Para o bispo diocesano, Dom José Gislon, a celebração dos militares no contexto do Jubileu da Esperança é um sinal de acolhida da Igreja e de um trabalho conjunto por uma sociedade de paz. "Acolhê-los aqui no Santuário de Caravaggio é um momento muito bonito, porque certamente vai marcar as suas vidas, não só do corpo dos oficiais, dos praças, mas também dos jovens que estão fazendo essa experiência do ano do Serviço Militar, que muitas vezes estão longe de suas famílias, de suas cidades, prestando esse serviço ao país".

Os cantos da Missa foram entoados por integrantes da banda do Exército. Logo no início, todos juntos cantaram o Hino Nacional Brasileiro, sendo que também foram levados ao presbitério equipamentos que marcam o trabalho de cada força de segurança, como o quepe dos militares, o capacete dos bombeiros e o boné dos policiais. A recordação dos falecidos foi ao som do "Toque do Silêncio". E a conclusão, com a Canção do Exército.

Antes da bênção final, Dom José conduziu o momento de oração mariana e a consagração das forças militares a Nossa Senhora. O capelão do Comando Militar do Sul, padre Tenente Lucas Antônio Mazzochini, ressalta a importância do encontro. "Uma alegria estarmos hoje celebrando o Jubileu dos Militares, Exército e todas as demais forças auxiliares aqui para agradecer o ano e pedindo as bênçãos de Deus em todas as missões que são realizadas. Enquanto capelão, me alegro também dessa missão de cuidar da família militar".

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias