Rádio Miriam Caravaggio
19/04/2024

Razões da Fé: segundo programa da série reflete sobre os concílios e a história da Igreja na Idade Média

Produção que vai ao ar pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95,7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul pergunta: "quais eram os objetivos dos concílios da Idade Média em termos de autoridade política e religiosa?"

O Papa Francisco pediu que os católicos se preparem para o Jubileu, isto é, o Ano Santo de 2025 estudando e compreendendo os documentos do Concílio Vaticano II e dedicando-se à oração. Nesse caminho, o programa Razões da Fé está realizando uma série de quatro conversas sobre os concílios na história da Igreja. O primeiro capítulo foi ao ar no dia 14 de abril e a segunda parte será veiculada pela Rádio Miriam Caravaggio FM 95,7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul neste domingo, 21 de abril. Ainda serão reproduzidos os diálogos acerca desses temas nos dias 28 de abril e 05 de maio.

Na segunda conversa, o programa traz a temática: "Igreja e Idade Média: luzes ou trevas?" e faz perguntas elementares sobre os encontros conciliares da Idade Média. "Quais eram os objetivos dos concílios da Idade Média em termos de autoridade política e religiosa?", é uma das questões pontuadas.

Na próxima semana serão abordados o contexto da Reforma Protestante e do Concílio de Trento, além do Vaticano I. O último programa da série será dedicado exclusivamente ao Concílio Vaticano II, com seus precedentes, sua realização e sua recepção pela Igreja.

O convidado para todos os programas é o padre Leonardo Lucian Dall Osto. Ele é doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, atua como vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Caxias do Sul. A mediação é do assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, jornalista Felipe Padilha.

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas terças-feiras, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.

O programa Razões da Fé deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.