DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Paróquia Santo Antônio BG
11/03/2023

Aberta oficialmente a 145ª Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves

Festejos mais antigos da Imigração Italiana a acontecerem de forma ininterrupta, em 2023, chamam à reflexão para a superação da fome, a promoção da dignidade humana e a construção de uma sociedade de paz

Na noite da sexta-feira, 10 de março, a Paróquia Santo Antônio lançou oficialmente a 145ª Festa de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves. A atividade aconteceu durante o jantar com a homenagem aos festeiros jubilandos de 1973 e 1998 e a entrega do Troféu Tonito aos festeiros de 2021 e homenagem aos festeiros jovens da edição passada.

A 145ª Festa de Santo Antônio traz como lema: “Pelas mãos de Santo Antônio partilhamos o pão da paz”. A inspiração surgiu a partir da temática da Campanha da Fraternidade 2023, que irá impulsionar toda a Igreja Católica no Brasil a refletir sobre o tema “Fraternidade e Fome”, com o lema bíblico “Dai-lhes vós mesmos de comer”, do Evangelho segundo Mateus, capítulo 14, versículo 16. O ponto alto da Campanha da Fraternidade é ao longo da Quaresma, que iniciamos em 22 de fevereiro.

Durante a abertura, o pároco, padre Volmir Comparin, fez questão de agradecer  a todas as pessoas que ajudam a construir a história da festa. “Vamos rezar por todos os festeiros, ex-festeiros, equipes, comissões e tantas pessoas que se envolvem para preparar e celebrar nosso querido Santo Antônio, há 145 anos”, salientou.

O evento teve a presença da Equipe Paroquial, coordenada pelo padre Volmir Comparin, e composta pelos padres João Roberto Masiero e Vinicius Fedrizzi Caberlon e pelas pastorinhas Lídia Villani, Maria Lourdes Motter e Vergínia Fabbro. Demais padres das paróquias de Bento, o prefeito municipal, Diogo Siqueira, secretários municipais, vereadores e autoridades também participaram do jantar.

No lançamento oficial, foram apresentados o cartaz e a identidade visual da 145ª Festa de Santo Antônio, o cronograma de atividades, bem como o vídeo oficial dos festejos de 2023. O coordenador, Alexandre Faccin, bem como o responsável pela comunicação, Samuel Soares, ressaltaram que a festa de 2023 buscará, por meio dos canais de comunicação e de ações práticas, como a coleta de alimentos e a qualificação profissional dos assistidos pela Casa Pão dos Pobres, anunciar o evangelho de Cristo, vivido intensamente por Santo Antônio.

Durante a homenagem aos festeiros de 1973, que há 50 anos realizaram a Festa de Santo Antônio e aos casais de 1997, que há 25 anos conduziram os festejos em honra ao Padroeiro, foram entregues a imagem de Santo Antônio e um ramalhete de flores. Aos festeiros da 144ª Festa de Santo Antônio, realizada em 2022, foram entregues flores e o “troféu Tonito”. Já os casais festeiros jovens de 2022 também receberam uma imagem de Santo Antônio e um ramalhete de flores.

O lançamento da 145ª Festa de Santo Antônio foi concluído com uma homenagem aos patrocinadores: cada representante recebeu uma réplica do quadro histórico trazido da Itália pelo padre Giovanni Menegotto, em 1878. A estampa deu origem à devoção ao Padroeiro em Bento Gonçalves, ainda chamada de Colônia Dona Isabel. O quadro foi restaurado e hoje está exposto no Santuário. Durante o jantar e após a homenagem aos apoiadores do evento, a comunidade pôde acompanhar a apresentação de canções italianas da cantora Inês Rizzardo e do maestro Gerson de Souza.

 

Foram homenageados os casais:

1973 | 50 anos de Festa - Soly (in memorian) e Gersy Pozza Pompermayer e Nelso (in memorian) e Mirian Zorzanello.

1998 | 25 anos de Festa - Jorge e Irene Rossetti Ceresoli;  José Foresti e esposa;  Juarez e Marelise Andreola Piva e Loreno (in memorian) e Vanda Ghelen Scarton.

Receberam o Troféu Tonito os casais festeiros de 2022: Adriane de Assis e Adilson Boch; Claudete Nichetti Gnoatto e Délcio Gnoatto; Carla R. da Ré Trivelin e José A. Trivelin; Eliana Ruiz Petroli e Moisés Petroli; Márcia Menegotto Rachele e Valério Antônio Rachele; Mônica Bandeira Bianchi e Cleiton Bianchi. Também foram agraciados os festeiros jovens de 2022: Camille Turatto Spolt e Alexandro Zorzi; Fernanda Luzzi e Ezequiel Candido; Letícia Arsego e Diogo Dameda Portalupi.


Além dos festeiros, a Paróquia Santo Antônio homenageou o artista bentogonçalvense José Carlos Paese, e sua esposa  Elizabeth. Foi ele quem desenhou o Troféu Tonito, entregue desde 1987 para reconhecer o trabalho e a dedicação dos casais festeiros em prol da fé e da devoção a Santo Antônio.

 

Programação da 145ª Festa de Santo Antônio

A programação religiosa terá início no dia 13 de março, com uma procissão luminosa que irá reunir, a partir das 19h30min, estudantes e famílias das escolas católicas, além dos catequizandos da Paróquia, com saída da Praça Centenário e chegada com bênção no Santuário Santo Antônio, às 20h.

O tradicional calendário de visitas da imagem de Santo Antônio e da comissão de festeiros da 145ª Festa do Padroeiro inicia no dia 10 de abril e segue até o dia 04 de junho. Além das comunidades atendidas pela Paróquia, também serão contempladas as demais paróquias de Bento, o Santuário de Caravaggio e o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira, bem como entidades da cidade, como a APAE e o Hospital Tacchini. Uma novidade neste ano será a visita do Padroeiro à Prefeitura de Bento Gonçalves, de 10 a 26 de abril.

Para o dia 28 de maio, domingo, às 15h, está programada a Missa com bênção da saúde. A Trezena, por sua vez, será celebrada de 31 de maio a 12 de junho, sempre às 18h, no Santuário Santo Antônio, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e rádios parceiras. Durante as Missas da Trezena e do Dia Festivo será retomada a participação das comunidades da paróquia e também dos serviços e pastorais.

Na tradicional data de 13 de junho, feriado municipal e dia de Santo Antônio, que neste ano de 2023 será uma terça-feira. A programação votiva começa às 06h, com a alvorada festiva e toque dos sinos, e segue durante todo o dia, tendo a Missa campal, às 15h, seguida da procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas centrais como um dos destaques. Já a programação social tem no almoço festivo. Serão celebradas Missas às 07h, 08h30min, 10h, 15h (campal) e 18h, sendo essa última em ação de graças pelos festejos e com a apresentação dos casais festeiros da 146ª Festa de Santo Antônio, em 2024. Durante todo o dia, haverá bênçãos individuais e confissões junto ao largo do Santuário e no Recanto Santo Antônio.

 

Programação social

Para o dia 16 de abril, um domingo à tarde, está programado o tradicional Chá das Zeladoras e na sexta-feira, 05 de maio, acontece o bingo de Santo Antônio.

Em 19 de maio, também uma sexta-feira, a partir das 20h, acontece o tradicional Jantar do Codeguim. Já o dia festivo, a terça-feira, 13 de junho, será marcado pelo Almoço Festivo de Santo Antônio, no Salão Paroquial. Também está programado um jantar para o sábado, 02 de setembro, onde haverá, de forma oficial, a passagem de bastão para os festeiros de 2024 e uma homenagem a todas as equipes que se envolveram para preparar a 145ª Festa.

 

Ação entre Amigos

Há vários anos, a Paróquia realiza a Ação entre Amigos, com o objetivo de arrecadar fundos para investir em atividades pastorais e também na construção de novas igrejas, nas comunidades. Neste ano, serão vendidas cartelas com dois números ao valor de R$ 10,00, concorrendo aos seguintes prêmios:

1º Prêmio: Fiat Argo 1.0 | 0Km | Ano/modelo 2022/2023
2º Prêmio: Honda Biz | 0Km | Ano 2023
3º Prêmio: Persiana, tapete, cortina de linho e rolo de papel de parede
4º Prêmio: Cozinha completa, com oito módulos
5º Prêmio: Colchão com magnetoterapia e infravermelho-longo

 

Novidades da 145ª Festa de Santo Antônio

A Festa de Santo Antônio é um evento cultural, social e religioso, mas sobretudo é experiência de anunciar a Palavra de Deus com o exemplo de Santo Antônio. Estamos trabalhando na organização de um Dia Votivo especial, que permita à comunidade experimentar um dia de espiritualidade, garantindo as condições de infraestrutura necessárias para que todos sejam acolhidos com conforto, comodidade e segurança, durante todas as etapas da programação.

Toda a preparação da 145ª Festa de Santo Antônio visa aproximar a comunidade bentogonçalvense da espiritualidade antoniana, que conduz a Jesus Cristo, por meio de palavras e ações. A equipe de comunicação está produzindo um vídeo oficial para os festejos, para ser veiculado nas redes sociais e também ser reproduzido nas visitas e demais ações da festa.

Além disso, serão realizadas atividades lúdicas com os estudantes das escolas de inspiração católica presentes em Bento: Colégios Sagrado, Aparecida e Medianeira, além dos catequizandos do Centro e demais comunidades da Paróquia. No dia 13 de março, segunda-feira, às 19h30min, será realizada a procissão luminosa com a participação dos estudantes dos três colégios católicos de Bento Gonçalves e da Catequese da Paróquia: a saída será da Praça Centenário, depois segue pela Via Del Vino até o Santuário Santo Antônio às 20h, onde será lançado o projeto da 145ª Festa para o público escolar e catequético. Teremos um material impresso com jogos, desafios e conteúdos formativos sobre a vida e missão de Santo Antônio e também a importância da devoção no desenvolvimento de Bento Gonçalves. Além disso, serão realizados projetos de arte e desenho, com o objetivo de atualizar os milagres e a vida de Santo Antônio.

Para dar um sentido ainda mais intenso ao lema da 145ª Festa de Santo Antônio: “Pelas mãos de Santo Antônio partilhamos o pão da paz”, em todos meses, nos dias 13 – quando se celebra o Dia Votivo do Padroeiro – será realizada uma ação social e solidária junto aos supermercados da cidade. Casais festeiros e também voluntários da Casa Pão dos Pobres estarão recolhendo a doação de alimentos não perecíveis que são utilizados na montagem de cestas básicas para o atendimento de mais de 400 famílias brasileiras, indígenas, de imigrantes, sobretudo haitianos. Somente em 2022, a Casa Pão dos Pobres distribuiu 43,1 toneladas de alimentos, convertidas em 4.892 cestas básicas. As equipes estarão nos estabelecimentos com a devida identificação, com um folder informativo e sugerindo a doação dos alimentos mais necessários para a entrega aos mais pobres.

Uma das novidades da preparação para os festejos de Santo Antônio de 2023 é a visita de Santo Antônio à prefeitura municipal. Entre os dias 10 e 26 de abril a imagem do Padroeiro estará na prefeitura de Bento Gonçalves para a veneração e oração dos cidadãos. A recepção da imagem será no dia 10 de abril, às 09h, com a presença do prefeito e do secretariado de Bento.

Outra novidade da 145ª Festa de Santo Antônio é a realização de um evento após o sorteio da Ação entre Amigos. No dia 02 de setembro acontece, no Salão Paroquial, um jantar que vai marcar a entrega dos prêmios da Ação entre Amigos e também a passagem oficial de bastão dos festeiros de 2023 para a equipe de 2024, além de agradecer a todos os que ajudaram a celebrar a festa deste ano.

Diante da expressiva participação da comunidade bentogonçalvense por meio dos patrocínios com a 145ª Festa de Santo Antônio, os festejos serão responsáveis pela execução e lançamento do novo site da Paróquia Santo Antônio, em plataforma totalmente integrada ao sistema diocesano de comunicação.

 

Equipe da 145ª Festa de Santo Antônio

Importante ressaltar que todo o trabalho de organização da 145ª Festa de Santo Antônio, bem como das demais atividades na programação social, é feito por festeiros e jovens voluntários, que optam por dedicar seu tempo e sua energia nessa causa comunitária. Cabe, também, fazer um agradecimento aos diversos patrocinadores e apoiadores que colaboram para viabilizar a realização da Festa e de toda a programação anual da Paróquia.

 

Bispo Diocesano de Caxias do Sul

Dom José Gislon, OFMcap

 

Padres da Paróquia Santo Antônio

Volmir Comparin - pároco

João Roberto Masiero

Vinicius Fedrizzi Caberlon

 

Irmãs Pastorinhas da Paróquia Santo Antônio

Lídia Villani

Maria Lourdes Motter

Verginia Fabbro

 

Festeiros

Adair Angelo Tusset e Lúcia Lavandoski Tusset

Alexandre Faccin e Simone Paese Faccin (casal coordenador)

Marcelo Erondi Galvagni e Sandra Andréia Galvagni

Rene Rizzardo e Nair Massoco Rizzardo

Samuel Soares e Daiane Dallé Soares

Sérgio Guerra e Maria Dolores Borges Guerra

 

Festeiros Jovens

Daniel Henrique Ferrari e Daiana Henicka Cusin

Diego Longhi e Ediane Dalla Valle

Adrian Candido e Elisandra Marin


 

Patrocinadores Máster: Super Apolo, Multimóveis, Gambatto Sul Veículos, Bento Gesso, Piva Comércio e Indústria, Sicredi Serrana, Todeschini, Borracharia Boch, Loja D’Art, Sonomais Colchões, Zatt Imóveis, Pró-Ação, Broilo Aquecimento, Polartica – Revenda Ambev, Suvalan e Cinex.


 

Patrocinadores Sênior: Anderle Transportes, Supermercados Andreazza, Arcari Empreendimentos, Beltoni Indústria e Comércio,Comercial Gás Cainelli, Caitá Supermercados, Calltec Telecom, CIC-BG, Cromo Gráfica e Editora, De Bacco Contabilidade, Dicas Encomendas, Colégio Marista Aparecida, Colégio Scalabriniano Medianeira, Colégio Sagrado Coração de Jesus, FVA Indústria de Válvulas Automotivas, Giordani Turismo, Gráfica Bento, New Color, Hospital Tacchini, Jato Corretora de Seguros, Motolife Honda, Postos de Serviço Serra Gaúcha, Real Assessoria, Transportes Rasador, Via Atacadista, Vinhedos Transportes, Família Salton e Zegla Indústria de Máquinas.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias