Dom José Gislon participa de reunião virtual da Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
Encontro teve a participação dos referenciais da Pascom para as Regiões de Pastoral, da assessoria de comunicação da Diocese e do Santuário de Caravaggio, além dos movimentos de evangelização e do Setor Juventude
A cada mês, sempre na terceira quarta-feira, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Caxias do Sul se reúne virtualmente para avaliar a caminhada já realizada e planejar as ações diocesanas. Na noite de 19 de julho, o encontro, teve a participação dos referenciais da Pascom para as Regiões de Pastoral, da assessoria de comunicação da Diocese e do Santuário de Caravaggio, além dos movimentos de evangelização, bem como o Setor Juventude.
O bispo diocesano, Dom José Gislon, participou da atividade e pôde expressar sua gratidão pela missão dos responsáveis pela articulação da Pascom na Diocese de Caxias do Sul. Em sua fala, pontuou a mudança de época em que a comunicação é um ator principal e todas as adequações realizadas pela Igreja, em seus diversos âmbitos, no cuidado e promoção dos meios de comunicação social. Ele ressaltou a importância de uma organização que olhe para todas as realidades presentes na Diocese, para que todos se sintam parte do processo.
Dom José reafirmou uma das demandas que já está em ação com o auxílio dos membros da Pascom: a atualização do Guia de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul. Os comunicadores estão contatando as paróquias de suas regiões para levantar e confirmar dados e informações que serão utilizadas para reeditar o livreto a ser publicado até o início de 2024. Concomitante a este projeto, acontece a atualização do mapeamento da comunicação na Diocese.
Durante a partilha, cada comunicador pôde explanar como está o levantamento dos dados, quais são as dificuldades que estão encontrando, e como estão percebendo a receptividade nas paróquias de cada Região Pastoral. Além disso, comentaram sobre as percepções acerca da realidade da comunicação nas localidades já contatadas.
O bispo ainda trouxe uma preocupação pontuada à Coordenação de Pastoral, que é o levantamento oficial dos dados da ação caritativa da Igreja nas paróquias atendidas pela Diocese. Uma equipe irá visitar as paróquias para, junto com os padres, preencher um questionário, que depois será publicado no site e redes da Diocese de Caxias do Sul como forma de dar a conhecer à comunidade todo o bem que a Igreja Católica Apostólica Romana realiza na região.
Durante o encontro, os comunicadores puderam tirar dúvidas com o bispo, trocar ideias e fazer sugestões. Logo depois, aconteceu uma breve partilha do assessor de comunicação e coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese, Felipe Padilha, que esteve em João Pessoa para participar do 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), de 13 a 16 de julho. O encontro teve como tema: "Comunicar para a cultura do encontro".
Nos encaminhamentos finais, a equipe repassou brevemente o calendário de comunicação para o Mês das Vocações, celebrado em agosto, além de conversarem sobre a cobertura que será feita pelas redes da Diocese sobre a Jornada Mundial da Juventude, de 1º a 06 de agosto, em Lisboa, com a participação do Papa Francisco e a peregrinação de um grupo de 40 jovens da Diocese de Caxias do Sul.
Assim, a reunião foi concluída com a bênção de Dom José Gislon, que, mais uma vez, agradeceu o empenho dos referenciais da articualação da Pascom na Diocese de Caxias do Sul.