DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral Presbiteral
07/07/2026

Encontro dos padres por faixas etárias da Diocese de Caxias do Sul reflete sobre a saúde física e mental do sacerdote

Primeiro dia, de estudo comum, foi conduzido pela equipe do Instituto de Psicologia Luspe; na quarta-feira, dia 08 de julho, serão realizados momentos de cada faixa etária

Encontro dos padres por faixas etárias da Diocese de Caxias do Sul reflete sobre a saúde física e mental do sacerdote

A Pastoral Presbiteral da Diocese de Caxias do Sul realiza, nesta terça e quarta-feira, 07 e 08 de julho, o encontro dos padres por faixas etárias. A atividade, que reúne o clero diocesano, acontece no Centro Diocesano de Formação Pastoral. O primeiro dia é de estudo comum, conduzido pela equipe do Instituto de Psicologia Luspe. O bispo, Dom José Gislon, acompanhou a atividade marcada por momentos de formação e trabalhos em grupo.

O coordenador da Pastoral Presbiteral da Diocese de Caxias do Sul, padre Camilo Pauletti, explica a importância do encontro. "Fizemos trabalho de grupo, dinâmica, sobre essa questão do cuidado que o padre também precisa ter com a sua saúde física e mental. Como cuidar-se, proteger-se e como ajudar a proteger os outros.Tratamos sobre a questão do suicídio, essa questão que afeta também a Igreja. E como tratar com pessoas enlutadas, pessoas que perderam entes queridos. Revimos também situações da nossa vida, alguns traumas, alegrias, aquilo que nos fortalece".

Na quarta-feira, dia 08 de julho, serão realizados momentos de cada uma das três faixas etárias do clero. "Tempo especial, bonito, que tem ajudado os nossos padres a viver, sentir e ver a importância de se cuidar", pontua padre Camilo.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias