Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul aprofunda estratégias para redes sociais e artes gráficas
Encontro híbrido realizado no sábado, 10 de julho, teve dois momentos de laboratório, com o objetivo de fornecer conhecimento para que os comunicadores possam atuar de forma mais efetiva em suas comunidades
No sábado, 08 de julho, aconteceu o 10º encontro da Escola de Comunicadores, iniciativa concebida numa parceria da Diocese de Caxias do Sul e da Universidade de Caxias do Sul. A atividade, realizada de forma híbrida, teve a primeira conferência, pela manhã, com o jornalista e assessor de comunicação do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, Leandro Ávila.
Ávila trabalhou a conferência “Laboratório de Artes Gráficas para a Evangelização”, onde embasou aspectos importantes sobre a presença da Igreja Católica nas redes sociais. Ele iniciou pontuando os conceitos da comunicação visual, seguindo pelas metas deste trabalho: a atração e o engajamento.
O assessor de comunicação do Santuário de Caravaggio explorou a temática do alcance das redes sociais e a força destes novos espaços de comunicação para evangelizar. Para isso, reforçou a necessidade do planejamento para contemplar, com assertividade, todas as formas possíveis de levar o conteúdo católico para as redes, que são os novos areópagos para a Igreja.
Ao finalizar o primeiro momento da conferência, Ávila salientou que as artes gráficas precisam ter uma identidade visual. Segundo ele, através de elementos como logotipo, cores, fontes e estilo visual coerente, é possível criar uma imagem reconhecível e coerente, reforçando a presença da Igreja e a identificação dos fiéis.
O jornalista ainda assinalou que as artes gráficas nas redes sociais das comunidades devem ser elaboradas com respeito aos princípios e valores da fé católica, buscando transmitir a mensagem de forma autêntica e coerente com a doutrina da Igreja. Ávila finalizou a primeira parte dizendo que as redes sociais são uma ferramenta eficaz para promover eventos e atividades realizados pela Igreja e as artes devem ajudar nesta tarefa de comunicar.
Trabalho prático para exemplificar as ações de comunicação
Após o intervalo, Ávila partilhou sobre a plataforma virtual Canva, utilizada por ele para a elaboração das peças gráficas no Santuário de Caravaggio, tanto para as redes sociais quanto para a mídia impressa. Utilizando o programa online, construiu algumas artes fazendo a composição com fotos, texto, elementos de degradê e o logotipo do Santuário. Além disso, tirou dúvidas sobre a edição e publicação de vídeos, bem como a veiculação dos diferentes formatos de conteúdos nas redes e site do Santuário.
Estratégias de marketing podem ajudar na comunicação eclesial
A segunda conferência, na parte da tarde, foi do publicitário e especialista em Marketing Digital, Maurício Poletto Deon. Ele trabalhou o tema “Laboratório de Estratégias de Comunicação para Redes Sociais”, onde apresentou aspectos importantes sobre as mídias sociais e seus resultados efetivos. De forma descontraída, o publicitário recordou que mídia social é relacionamento e, para isso, precisa ter proximidade e humanização.
Assim, explanando dados sobre o uso das redes sociais pela população brasileira e algumas métricas de acesso aos canais de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, fez a ponte utilizando o termo de uma comunicação para a cultura “All line”. A comunicação deve estar presente em todos os meios, não havendo mais a segmentação de online e offline, todas as mídias estão integradas, andam juntas, se conectam e convergem entre si.
No segundo momento, Maurício apresentou duas estratégias utilizadas pelas empresas de comunicação e que podem ser aplicadas ao meio eclesial. “Identificar, Diferenciar, Interagir e Personalizar”, também chamada de IDIP foi a primeira ferramenta. Logo depois, explanou sobre os arquétipos de marca, que são traduzidos num conjunto de 12 tipos de padrões responsáveis por criar traços de personalidade, valores, visão de mundo e crenças de uma organização.
O publicitário explicou e exemplificou, com marcas e empresas, cada um dos tipos de organização. Depois, Maurício explorou a temática das estratégias de comunicação por meio dos gatilhos mentais, que levam as organizações à pesquisa, à produção de conteúdo próprio, espontâneo e leve, à elaboração do calendário editorial e à humanização, isto é, a interação com os consumidores da comunicação daquele segmento.
Logo depois, Deon deu oito dicas essenciais para a elaboração de uma comunicação efetiva para o meio eclesial. Por fim, mostrou os principais padrões de arte aceitos pelas plataformas digitais e que facilitam o engajamento, bem como os principais sites e apps para facilitar o dia a dia do comunicador.
A Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul
Pensada como um dos braços da Pastoral da Comunicação, a Escola de Comunicadores é uma das linhas de ação do Plano de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul. Busca atender a demanda de formação dos responsáveis pela atualização das redes sociais e demais iniciativas de comunicação das paróquias e comunidades da Igreja, sem deixar de lado os movimentos e pastorais.
Em 2023, são três encontros realizados aos sábados (março, julho e outubro), de forma híbrida, além de outras 14 aulas virtuais, contabilizando 40 horas/aula, com certificação para quem alcançar 75% de efetividade. O curso iniciou no dia 04 de março e segue até 21 de outubro.