DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral da Comunicação
10/07/2023

Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul aprofunda estratégias para redes sociais e artes gráficas

Encontro híbrido realizado no sábado, 10 de julho, teve dois momentos de laboratório, com o objetivo de fornecer conhecimento para que os comunicadores possam atuar de forma mais efetiva em suas comunidades

Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul aprofunda estratégias para redes sociais e artes gráficas

No sábado, 08 de julho, aconteceu o 10º encontro da Escola de Comunicadores, iniciativa concebida numa parceria da Diocese de Caxias do Sul e da Universidade de Caxias do Sul. A atividade, realizada de forma híbrida, teve a primeira conferência, pela manhã, com o jornalista e assessor de comunicação do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, Leandro Ávila.

Ávila trabalhou a conferência “Laboratório de Artes Gráficas para a Evangelização”, onde embasou aspectos importantes sobre a presença da Igreja Católica nas redes sociais. Ele iniciou pontuando os conceitos da comunicação visual, seguindo pelas metas deste trabalho: a atração e o engajamento.

O assessor de comunicação do Santuário de Caravaggio explorou a temática do alcance das redes sociais e a força destes novos espaços de comunicação para evangelizar. Para isso, reforçou a necessidade do planejamento para contemplar, com assertividade, todas as formas possíveis de levar o conteúdo católico para as redes, que são os novos areópagos para a Igreja. 

Ao finalizar o primeiro momento da conferência, Ávila salientou que as artes gráficas precisam ter uma identidade visual. Segundo ele, através de elementos como logotipo, cores, fontes e estilo visual coerente, é possível criar uma imagem reconhecível e coerente, reforçando a presença da Igreja e a identificação dos fiéis. 

O jornalista ainda assinalou que as artes gráficas nas redes sociais das comunidades devem ser elaboradas com respeito aos princípios e valores da fé católica, buscando transmitir a mensagem de forma autêntica e coerente com a doutrina da Igreja. Ávila finalizou a primeira parte dizendo que as redes sociais são uma ferramenta eficaz para promover eventos e atividades realizados pela Igreja e as artes devem ajudar nesta tarefa de comunicar.

 

Trabalho prático para exemplificar as ações de comunicação

Após o intervalo, Ávila partilhou sobre a plataforma virtual Canva, utilizada por ele para a elaboração das peças gráficas no Santuário de Caravaggio, tanto para as redes sociais quanto para a mídia impressa. Utilizando o programa online, construiu algumas artes fazendo a composição com fotos, texto, elementos de degradê e o logotipo do Santuário. Além disso, tirou dúvidas sobre a edição e publicação de vídeos, bem como a veiculação dos diferentes formatos de conteúdos nas redes e site do Santuário.

 

Estratégias de marketing podem ajudar na comunicação eclesial

A segunda conferência, na parte da tarde, foi do publicitário e especialista em Marketing Digital, Maurício Poletto Deon. Ele trabalhou o tema “Laboratório de Estratégias de Comunicação para Redes Sociais”, onde apresentou aspectos importantes sobre as mídias sociais e seus resultados efetivos. De forma descontraída, o publicitário recordou que mídia social é relacionamento e, para isso, precisa ter proximidade e humanização. 

Assim, explanando dados sobre o uso das redes sociais pela população brasileira e algumas métricas de acesso aos canais de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, fez a ponte utilizando o termo de uma comunicação para a cultura “All line”. A comunicação deve estar presente em todos os meios, não havendo mais a segmentação de online e offline, todas as mídias estão integradas, andam juntas, se conectam e convergem entre si.

No segundo momento, Maurício apresentou duas estratégias utilizadas pelas empresas de comunicação e que podem ser aplicadas ao meio eclesial. “Identificar, Diferenciar, Interagir e Personalizar”, também chamada de IDIP foi a primeira ferramenta. Logo depois, explanou sobre os arquétipos de marca, que são traduzidos num conjunto de 12 tipos de padrões responsáveis por criar traços de personalidade, valores, visão de mundo e crenças de uma organização.

O publicitário explicou e exemplificou, com marcas e empresas, cada um dos tipos de organização. Depois, Maurício explorou a temática das estratégias de comunicação por meio dos gatilhos mentais, que levam as organizações à pesquisa, à produção de conteúdo próprio, espontâneo e leve,  à elaboração do calendário editorial e à humanização, isto é, a interação com os consumidores da comunicação daquele segmento.

Logo depois, Deon deu oito dicas essenciais para a elaboração de uma comunicação efetiva para o meio eclesial. Por fim, mostrou os principais padrões de arte aceitos pelas plataformas digitais e que facilitam o engajamento, bem como os principais sites e apps para facilitar o dia a dia do comunicador.

 

A Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul

Pensada como um dos braços da Pastoral da Comunicação, a Escola de Comunicadores é uma das linhas de ação do Plano de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul. Busca atender a demanda de formação dos responsáveis pela atualização das redes sociais e demais iniciativas de comunicação das paróquias e comunidades da Igreja, sem deixar de lado os movimentos e pastorais.

Em 2023, são três encontros realizados aos sábados (março, julho e outubro), de forma híbrida, além de outras 14 aulas virtuais, contabilizando 40 horas/aula, com certificação para quem alcançar 75% de efetividade. O curso iniciou no dia 04 de março e segue até 21 de outubro.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias