Fé, esperança e devoção marcam o encerramento da 146ª Romaria de Caravaggio
147ª Romaria em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, acontecerá nos dias 23, 24 e 26 de maio de 2026, com o lema: “Morada Consagrada de Deus, rogai por nós!”
Três dias de fé, oração e passos firmes marcaram a 146ª Romaria ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. O encerramento, nesta segunda-feira, 26 de maio, coroou um fim de semana inteiro de manifestações de amor, gratidão e devoção à Mãe de Caravaggio, Mãe da Esperança, reunindo mais de 65 mil devotos.
Em cada olhar, uma prece. Em cada passo, um gesto de fé. Assim, milhares de romeiros percorreram a tradicional Estrada dos Romeiros, cumprindo promessas, agradecendo graças recebidas e, sobretudo, renovando a esperança que brota da fé. Mais uma vez, a fé venceu o cansaço, o frio e a chuva.
Este 26 de maio carrega um simbolismo especial. Foi exatamente neste dia que a mensagem de Nossa Senhora ecoou — e segue ecoando — desde sua aparição em 1432, na pequena Caravaggio, na Itália:
“Paz na sociedade, unidade na Igreja e amor nas famílias.”
A mensagem foi vivenciada de forma emocionante no final da tarde, durante a celebração das 17h, que marca o encerramento da Romaria, recordando a hora da aparição de Nossa Senhora a Joaneta. O início da Missa foi marcado por uma bela encenação conduzida pelos jovens da Paróquia Jesus Ressuscitado, que emocionaram a todos com uma representação cheia de significado, reafirmando a mensagem de amor expressa em Caravaggio.
Já no inicio da celebração o reitor padre Ricardo Fontana dirigiu uma palavra de agradecimento a todos que colaboraram diante desta romaria: “Esta Missa se reveste de um significado muito especial, pois aqui rendemos graças pelos três dias de bom êxito que tivemos nesta Romaria. Foram 692 pessoas empenhadas naquilo que aconteceu aqui nestes dias. Quantas graças alcançadas, quanta misericórdia derramada, quantas bênçãos recebidas!".
"Quero, com muito carinho, saudar os nossos sacerdotes que aqui estão. Dom Alessandro Ruffinoni, nosso bispo emérito, e, na pessoa dele, saudar também todos os sacerdotes da nossa equipe presbiteral. Estes padres que aqui estão representam tantos outros que, incansavelmente, nestes três dias, de modo muito especial, atenderam confissões, abençoaram nosso povo, escutaram, acolheram e celebraram as diversas Missas aqui no Santuário".
Quero acolher, saudar e agradecer também as religiosas consagradas, especialmente as Irmãs Scalabrinianas e as Irmãs Pobres Servas da Divina Providência. E, de maneira muito especial, agradecer a vocês, queridos leigos e leigas, que trabalharam nos 13 grandes setores. Não vou citar nomes, porque todos, absolutamente todos, têm a mesma importância. Foram 39 subsetores e quase 700 pessoas, dia após dia, se dedicando para que alcançássemos este êxito nestes três dias de festa. Por tudo isso, rendemos graças ao Senhor”, concluiu o reitor
O padre Ricardo, após a emocionante entrada da imagem de Nossa Senhora no Santuário — ao final da celebração, sob uma chuva de pétalas de rosas —, anunciou oficialmente a 147ª Romaria em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, que acontecerá nos dias 23, 24 e 26 de maio de 2026 (sábado, domingo e terça-feira). A Romaria terá como tema a dignidade humana e, como lema: “Morada Consagrada de Deus, rogai por nós!”
O tema da próxima romaria se inspira na Campanha da Fraternidade de 2026, que convida a uma profunda reflexão sobre o cuidado com a nossa “casa pessoal”, abordando o tema Fraternidade e Moradia, e trazendo como lema: “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).
Assim como o Verbo se fez carne e habitou entre nós, no ventre da Virgem Maria, a romaria nos convida a olhar para aquela que é, por excelência, a Morada Consagrada de Deus, renovando nossa fé e nosso compromisso com a dignidade, o amor e a fraternidade.