Paróquia de Lourdes - Caxias do Sul
26/01/2023

Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias, diariamente de portas abertas para a comunidade

A iniciativa vem acontecendo nos últimos meses e é confirmada para 2023, com a ação da Pastoral da Acolhida, composta por voluntários que procuram acolher, ouvir e também transmitir uma palavra de carinho aos que chegam

A recepção de devotos e visitantes durante todo o dia, não somente nos horários de Missa, é o desejo de todas as igrejas. Nem sempre é possível em função das demandas que surgem com essa abertura. A Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul, articulou a montagem de uma equipe e deu início, em agosto de 2022, à Pastoral da Acolhida. Os membros foram capacitados e preparados para recepcionar o povo de Deus ao longo de todos os dias da semana.

Diante do sucesso de mais de dois mil visitantes durante esses meses, a abertura diária da Igreja Nossa Senhora de Lourdes deverá continuar ao longo de 2023. A região é marcada pela presença de moradores que já frequentam o templo diariamente, pela realização das Missas do meio-dia e das 18h30min, e agora é possível também receber a comunidade o dia todo, a partir das 09h da manhã.

Segundo o pároco, padre Eleandro Teles, a Pastoral da Acolhida nasceu da necessidade de restabelecer o acolhimento pós-pandemia. Ele conta que o trabalho do grupo tem por objetivo acolher de forma amorosa quem entra na Igreja Matriz de Lourdes, sendo através de um "Bom dia/Boa tarde", de uma palavra reconfortante ou somente sendo ouvinte. “A nossa intenção é que, ao entrar, essa pessoa se sinta amada e respeitada dentro da casa do Pai, sabendo que há voluntários que estão contribuindo e cuidando da sua chegada e permanência dentro dela”, explica.

A abertura do templo acontece de segunda a sexta-feira, das 09h às 19h, e nos sábados, das 09h às 11h da manhã. Assim, todos os que sentirem vontade podem frequentar a igreja nos momentos mais propícios às suas agendas. Os que desejarem também participar desta equipe de acolhimento estão convidados, basta entrar em contato com a secretaria paroquial, pelo telefone ou WhatsApp 3222.1636.

Neste tempo de busca espiritual, a Igreja é um lugar para visitar e ampliar a sua conexão com Deus, mas também é um lugar rico em cultura arquitetônica e artística para visitar e contemplar quando você está na cidade. A Pastoral da Acolhida acolhe os visitantes como parte da sua missão.

Com informações de Larissa Rizzon
Jornalista e integrante da Pascom da Paróquia de Lourdes