Jovens da Diocese de Caxias participam de encontro dos Responsáveis Diocesanos e Jubileu da Juventude no Santuário de Aparecida
De 03 a 06 de setembro, eles se uniram aos articuladores da evangelização juvenil de todo o País para refletirem sobre os caminhos para a continuidade da missão; eles também participaram da programação celebrativa ao Ano Santo da Esperança
Os integrantes da equipe à Serviço do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, Alessandro Debiasi e Maiara da Silva, participaram do Encontro Nacional dos Responsáveis Diocesanos de Juventude (RDJ) que ocorreu de 03 a 05 de setembro, no Santuário Nacional de Aparecida. Eles também vivenciaram o Jubileu da Juventude, organizado pela Pastoral Juvenil Nacional – Jovens Conectados – que ocorreu no dia seguinte, também na Casa da Mãe Aparecida.
No primeiro dia de encontro, foi refletida a atualização do Documento 85, que rege a evangelização dos jovens no país. A Pastoral Juvenil apresentou o método de trabalho que está sendo utilizado, com a revisão do texto original - lançado em 2007 - à luz dos novos textos atualizados que falam sobre jovens, principalmente os publicados no magistério do Papa Francisco.
A promoção da vida, a necessidade do cuidado e atenção com a saúde mental de adolescentes e jovens voltou à pauta no segundo dia de RDJ. O palestrante trouxe alguns dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que revelam que o suicídio é a segunda causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Ele também destacou que comunidade e rede de apoio podem prevenir 90% dos casos.
Em seguida, reforçou a existência do Projeto Cuidar da Vida que busca capacitar lideranças de grupos de jovens para o tema da prevenção ao suicídio. Na parte da tarde, o Setor Juventude de Belém apresentou a presença da Igreja na COP 30, por meio de uma programação com os jovens que envolverá: rodas de conversas, formação e trocas culturais, além da missão junto aos povos locais.
No terceiro dia, os responsáveis diocesanos refletiram sobre a presença da Igreja nos meios digitais. Destacaram que é preciso promover a evangelização de jovens também no campo virtual. A partir da análise do comportamento das novas gerações, identificaram a necessidade de buscar novas formas de anunciar o Evangelho, utilizando recursos tecnológicos, criatividade e dinamismo para que a Palavra toque o coração das juventudes através das redes de conexão.
Para Alessandro, o RDJ foi um momento para fortalecer a caminhada junto ao Setor Juventude: “Participar do RDJ é uma experiência que nos enriquece enquanto Setor Juventude diocesano, ao partilhar com os bispos, padres, diáconos, religiosos e leigos as nossas alegrias e esperanças no caminhar da Igreja. Viver esses dias no Santuário Nacional é muito simbólico. Maria, a Mãe das juventudes, nos acolhe com ternura e esperança. Nós, por sua vez, acolhemos as partilhas, formações e informações da caminha juvenil no Brasil. Na casa da Mãe contemplamos a beleza da arte, mas também a beleza que existe em casa jovem e em cada forma de viver a fé, testemunhando que Cristo vive e nos quer vivos. Retorno do RDJ com uma frase que muito me marcou: "nada sobre os jovens sem os jovens".
A Casa da Mãe Aparecida acolhe Jubileu da Juventude
Para celebrar a graça do Ano Santo da Esperança, no dia 06 de setembro, milhares de jovens se reuniram no Santuário de Aparecida para participar do Jubileu da Juventude Nacional. Alessandro e Maiara também vivenciaram a experiência. “Foi uma experiência única participar do RDJ e do Jubileu dos Jovens em Aparecida. Estar na Casa da Mãe, junto a tantas expressões juvenis, mostra a riqueza e a força da nossa juventude. Mostra como o Setor Juventude é fundamental para unir, animar e dar voz a todos os jovens da Igreja. Reunir-se em nível nacional fortalece nossa missão e nos enche de esperança para seguir firmes no caminho de Cristo.”, destaca Maiara.
Milhares de jovens participaram da programação que incluiu Santa Missa, peregrinação, show católico e integração entre os participantes.