Jubileu Vocacional da Diocese de Caxias reúne Pastoral Vocacional, jovens e congregações no Santuário de Caravaggio
Evento, que celebrou a diversidade de vocações na vida da Igreja, foi marcado por momentos de oração, formação e testemunhos, fortalecendo a caminhada de fé dos participantes
No domingo, 03 de agosto, a Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Regional Sul 3, promoveu o Jubileu Vocacional. O encontro, realizado no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, reuniu animadores, jovens vocacionados, seminaristas, candidatos ao diaconado permanente e as congregações religiosas, mesmo com o cancelamento da caminhada inicial devido ao mau tempo.
As atividades foram adaptadas e tiveram início no auditório do Santuário, com um momento de acolhida, a récita do Terço e a partilha de testemunhos vocacionais. A programação seguiu com a Santa Missa no Santuário, presidida pelo coordenador da Pastoral Vocacional, padre Luciano Dalmolin. Depois, o almoço de confraternização e um período de formação à tarde, com duas catequeses, deu sequência ao dia de celebração.
A primeira catequese, com o tema "Esperança e Vocação", foi conduzida pela irmã Maristela Ganassini, da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A segunda, ministrada pelo professor Luciano Marques de Jesus, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), abordou a "Esperança e o Sentido da Vida", com um foco especial para a juventude presente.
O Jubileu, na celebração do Ano Santo dos Peregrinos da Esperança, se destacou por ser um ponto de encontro para as diversas expressões da vida da Igreja. O objetivo principal foi celebrar o "sim" de cada pessoa à sua vocação e, ao mesmo tempo, rezar por novos chamados, especialmente pelo ministério ordenado dos diáconos, padres e bispos, celebrado no primeiro domingo do Mês Vocacional.