DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral da Comunicação
29/06/2023

Nono encontro da Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul aprofunda a instrução Aetatis Novae

A Instrução Pastoral Aetatis Novae atualizou um conceito. Se na Escritura, Paulo foi ao Areópago, os meios de comunicação são os “novos areópagos” ou os “areópagos modernos” que a Igreja deve estar presente

Nono encontro da Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul aprofunda a instrução Aetatis Novae

Na noite da quarta-feira, 28 de junho, foi realizado o nono encontro da Escola de Comunicadores 2023, concebida numa parceria da Diocese de Caxias do Sul e da Universidade de Caxias do Sul, realizada de forma virtual, com a presença de 16 pessoas. A aula, com a temática “Instrução Pastoral Aetatis Novae, do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais”, foi assessorada pelo professor Jacob  Raul Hoffmann, que é coordenador do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O professor iniciou sua explanação recordando a “virada de chave” trazida pelo decreto Inter Mirifica durante o Concílio Vaticano II e, a partir dele, os demais documentos da Igreja para a comunicação. Jacob fez memória que, em 1992, quando foi publicada a Aetatis Novae, a internet em seus inícios e, com isso, que a Instrução Pastoral recolheu as riquezas da Igreja no contexto da comunicação até aquele momento e queria preparar o ambiente eclesial para as mudanças do Terceiro Milênio.

Antes de apresentar sugestões de literatura para olhar a comunicação católica com olhar pastoral e profissional, o professor pediu que cada participante pudesse se apresentar e contar sua história de vinculação com a comunicação. Logo depois, apresentou a Aetatis Novae, que traz como introdução o título: uma revolução nas comunicações. Segundo Jacob, ela foi publicada para reafirmar o fio condutor da comunicação na linguagem da Igreja, trazida a partir do Inter Mirifica, seguida pela Communio et Progressio e, inclusive, na Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi. Ela deve ser compreendida como uma evolução na linguagem comunicacional eclesial.

A Instrução Pastoral Aetatis Novae atualizou um conceito. Se na Escritura, Paulo foi ao Areópago, os meios de comunicação são os “novos areópagos” ou os “areópagos modernos” que a Igreja deve estar presente. Assim, a Igreja também reconhece que a comunicação deixou de ser prioridade por algum tempo e que, naquele momento, era necessário retomar a discussão e, por meio deste subsídio, passaria a ter um documento de trabalho acerca da temática comunicacional.

O professor deu sequência à explanação da estrutura do documento, que evidencia a importância de ver a realidade, propiciar a formação dos pastores e do povo de Deus, bem como estruturar a Pastoral da Comunicação. Uma novidade apresentada pela Aetatis Novae é o incentivo para que as dioceses pudessem elaborar e estruturar um plano de comunicação para a pastoral e a vida da Igreja.

A aula foi concluída com uma importante troca de experiências entre o assessor e os participantes, que destacaram a clareza do documento para dar passos seguros no processo de comunicação do Evangelho.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias