06/06/2023

Sexta edição do projeto Hospedagem Solidária terá início na segunda-feira, 12 de junho, em Caxias

Acolhimento de homens em situação de rua nas noites do inverno de Caxias do Sul irá funcionar, como em 2022, junto ao prédio onde está localizada a Mitra Diocesana de Caxias do Sul, até o mês de setembro

A sexta edição da Hospedagem Solidária, promovida pela Diocese de Caxias do Sul, por meio da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, terá início na próxima segunda-feira, 12 de junho. O acolhimento às pessoas em situação de rua nas noites de inverno será, como em 2022, nos dois pavimentos do prédio que abriga também toda a estrutura organizacional da Mitra Diocesana, na Rua Os Dezoito do Forte,  1771, em frente ao Colégio La Salle Carmo.

O espaço, no 2º e 3º andares do prédio que é de propriedade da Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila e foi cedido temporariamente para o projeto, era utilizado por uma escola de educação de jovens e adultos e pré-vestibular. A capacidade será de acolher a cada noite aproximadamente 53 homens. A chegada deverá acontecer às 19h30min, com posterior triagem, espaço para descanso, oferecimento do jantar, colchão para o pouso e, às 06h30min, o café da manhã.

De acordo com Dom José Gislon, a Igreja não pode se omitir diante da realidade do frio e do inverno. "São histórias de vida, são pessoas e nós não podemos e não devemos julgar, mas acolher. E, por isso, não podemos fechar o nosso coração e os nossos olhos, enquanto Igreja, ao cuidado com as pessoas em situação de rua. Graças ao coração generoso de muita gente, de muitos voluntários, a Hospedagem Solidária vai acontecer e nós vamos cuidar de quem precisa, como fez Jesus", salientou.

Em 2022, de 20 de maio, quando começou a funcionar, na Paróquia Sagrada Família, até a manhã do sábado, 03 de setembro, no prédio que abriga a Cúria Diocesana, no Centro, 505 homens em situação de rua foram acolhidos e 10.360 refeições distribuídas entre jantar e café da manhã.

Doações e voluntários são importantes

Os organizadores salientam a importância da doação de alimentos não perecíveis para o jantar e o café da manhã, entre eles o pó de café, sal, óleo, margarina, geléias, massa e arroz.

Em 2023, a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento da solenidade de Corpus Christi, sairá da Catedral pela rua Sinimbu até a Igreja de São Pelegrino, onde será dada a bênção com o Santíssimo. O pedido é para que a comunidade possa doar cobertores e lençóis, que serão destinados ao projeto Hospedagem Solidária, promovido pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua. A coleta, em dinheiro, da Missa também será entregue integralmente à organização da Hospedagem.

As doações de cobertores e lençóis podem ser feitas no dia de Corpus Christi, junto aos espaços destinados a isso na Catedral, bem como nos dias anteriores, na Secretaria da Catedral e nas secretarias paroquiais de Caxias do Sul.

São bem-vindos também novos voluntários para o projeto. As doações poderão ser entregues no novo endereço, com entrada pela Rua Os Dezoito do Forte,  1771, em frente ao Colégio La Salle Carmo, ou ainda na Secretaria da Catedral Diocesana. Para mais informações de como se voluntariar, basta fazer contato com a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, pelo fone/WhatsApp (54) 9 9165-6033, com Giazzon ou (54) 9 9131-0842, com a coordenadora Tere Mandelli.