Brasão Pastoral Familiar - Diocese de Caxias do Sul

A Pastoral Familiar tem como missão ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas e comunidades de amor. A missão é a evangelização e promoção humana e social da pessoa e da família.

Ação pastoral católica ou simplesmente pastoral é a ação da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste  primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo. A palavra "pastoral" deriva de pastor, que era um elemento constante no mundo bíblico.

Família, segundo o Documento de Aparecida, é o valor mais querido dos povos, e, enquanto tal, é preciso assumir com entusiasmo e muita esperança a preocupação por ela como um dos eixos transversais de toda a ação evangelizadora da Igreja (DAp 435). “Cremos que ‘a família é imagem de Deus que em seu mistério mais íntimo não é uma
solidão, mas uma família’. Na comunhão de amor das três Pessoas divinas, nossas famílias têm sua origem, seu modelo perfeito, sua motivação mais bela e seu último
destino.” (DAp 434).

A Pastoral Familiar é o serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme os planos de Deus. Abrange todas as famílias, independente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

a) Setor Pré-Matrimonial
* Preparação Remota. Articular com: Crisma, jovens, catequese e escola.
* Preparação Próxima: Evangelizar namorados e noivos.
* Preparação Imediata: Diálogo com o Padre, Retiro Espiritual, Rito Sacramental e Celebração.

b) Setor Pós-Matrimonial
*Oferecer ajuda e formação para recém-casados e grupos familiares.
* Formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária e Celebrações Especiais.

c) Setor Casos Especiais
Os casais em segunda união e seus filhos sejam acolhidos, acompanhados e incentivados, conforme sua situação, a participarem da vida da Igreja, segundo as orientações do Magistério.
Acompanhar as diferentes realidades das famílias de migrantes, mães e pais solteiros, famílias com filhos deficientes ou drogados, famílias distanciadas da igreja, matrimônios mistos, atenção especial aos idosos, viúvos, casais em segunda união, alcoolismo etc.

TODAS NOTÍCIAS

Coordenação de Pastoral - Diocese de Caxias do Sul