17/04/2024

Diálogo no Espírito: Episcopado gaúcho avalia positivamente o novo método utilizado na 61ª Assembleia Geral

Em Aparecida, completou-se o 8º dia da 61ª Assembleia Geral da CNBB, que já se encaminha para o final. Iniciada no dia 10 de abril, a assembleia completará 28 sessões e tem como objetivo principal a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Na pauta destes dias passados, também estiveram outros pontos de destaque, como a evangelização da juventude, a Inteligência Artificial, as Campanhas da Fraternidade e a celebração inédita no Brasil da Instituição do Ministério do Catequista.

Nesta quarta-feira 17 de abril, aconteceram momentos de informes de diversas Comissões Episcopais, organismos do Povo de Deus e a reflexão sobre temas como os ministérios laicais, o Estatuto e o Regimento Interno da CNBB, além da reunião privativa dos Regionais.

Uma nova forma de ouvir o Espírito

Outro destaque desta Assembleia foi a metodologia das mesas sinodais, utilizada para a discussão sobre a atualizaçao das Diretrizes. Estes momentos são chamados de “conversação espiritual” ou “diálogo no Espírito”. Dom Alessandro Ruffinoni, bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul explica que os participantes foram subdivididos em 45 grupos de 10 pessoas cada.

A Assembleia dos bispos continua o processo de elaboração das Diretrizes Gerais da Evangelização, na metodologia sinodal do diálogo no Espírito. Para o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, a novidade fortalece a comunhão."Essa experiência de pequenos grupos em volta da mesa é muito enriquecedora. A partir de um tema específico é feita a leitura, a oração, o silêncio, a reflexão e a partilha. A partilha acontece em três momentos: com base nos sentimentos de cada pessoa, a partir da leitura e dos subsídios de reflexão; um segundo passo em que se fala do que mais tocou a cada um ao escutar os demais e, depois, juntos construir uma proposta como fruto do silêncio, da reflexão e da oração".

Dom José completa ao falar sobre a ação do Espírito Santo a partir desta medotologia. "Creio que essa experiência é muito positiva, porque não é imposto, mas rezado e refletido. Essa proposta enriqueceu muito a participação na Assembleia, porque todos tiveram a oportunidade de falar e de escutar, levando em conta as realidades da ação evangelizadora da Igreja no Brasil", salienta.

A atualização das Diretrizes ainda deve ser pauta em algumas das próximas sessões até o dia 19, quando termina a 61 AG CNBB. Este ano, a assembleia reuniu 442 bispos (também os eméritos), além do grupo de diversos assessores. Do RS, participam da assembleia 17 bispos titulares – entre eles os 4 arcebispos, além de 3 bispos auxiliares, o administrador diocesano de Rio Grande e 3 bispos eméritos: dom Antonio Carlos Altieri, dom Alessandro Ruffinoni e dom Paulo Antônio De Conto, atualmente Administrador Apostólico de Cascavel. Também integram o grupo o Pe. Rogério Alencar Ferraz de Andrade, Secretário Executivo; e a jornalista e assessora de comunicação, Victória Holzbach.