DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
01/11/2021

Diocese de Caxias do Sul prepara roteiro orações e bênçãos para o Dia de Finados

Oração composta pelo Papa Francisco ajudará a recordar os mortos neste tempo de pandemia; também há o roteiro para que os fiéis rezem junto às sepulturas ...

Diocese de Caxias do Sul prepara roteiro orações e bênçãos para o Dia de Finados

Oração composta pelo Papa Francisco ajudará a recordar os mortos neste tempo de pandemia; também há o roteiro para que os fiéis rezem junto às sepulturas

 

A Diocese de Caxias do Sul, por meio da Coordenação de Pastoral, disponibiliza às paróquias e comunidades um modelo de oração para ser rezada durante as celebrações do Dia de Finados, na qual são recordados os falecidos deste tempo de pandemia. O texto é do Papa Francisco e foi adaptado para facilitar a oração dos fiéis que participarem das Missas nos cemitérios. Também foi elaborado um roteiro para que os fiéis possam rezar junto às sepulturas dos seus ente queridos.

 

DIA DE FINADOS – 2021 – ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO

PROPOSTA DE ORAÇÃO E BÊNÇÃO DOS TÚMULOS

 

ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PARA INVOCAR O FIM DA PANDEMIA

Basílica de São Pedro - Capela Gregoriana
Sábado, 1º de maio de 2021

 

Leitor 1: Sob a tua proteção procuramos refúgio, Santa Mãe de Deus. Na presente situação dramática, cheia de sofrimentos e de angústias que afligem o mundo inteiro, recorremos a Ti, Mãe de Deus e nossa Mãe, e procuramos refúgio sob a tua proteção.

 

Leitor 2: Ó Virgem Maria, dirige a nós o teu olhar misericordioso nesta pandemia do Coronavírus, e conforta aqueles e aquelas que estão desorientados e que choram os seus entes queridos falecidos, por vezes enterrados de um modo que fere a alma. Sustém quantos estão angustiados pelas pessoas doentes das quais, para evitar o contágio, não podem estar próximos. Inspira confiança naqueles que estão ansiosos pelo futuro incerto e pelas consequências sobre a economia e o trabalho.

 

TODOS: ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS!

 

Leitor 1: Mãe de Deus e nossa Mãe, implora para nós, de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e que volte um horizonte de esperança e de paz. Como em Caná, intercede junto do teu divino Filho, pedindo-lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas, e abra o seu coração à confiança.

 

Leitor 2: Protege os médicos, os enfermeiros, os profissionais da saúde e os voluntários que, neste período de emergência, estão na linha da frente e arriscam a própria vida para salvar outras vidas. Acompanha os seus esforços heroicos e dá-lhes força, bondade e saúde.

 

TODOS: ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS!

 

Leitor 1: Permanece perto daqueles que, noite e dia, assistem os doentes e dos sacerdotes que, com solicitude pastoral e esforço evangélico, procuram ajudar e apoiar todos.

 

Leitor 2: Virgem Santa, ilumina a mente dos homens e das mulheres de ciência, a fim de que encontrem soluções justas para derrotar este vírus. Assiste os responsáveis das Nações para que trabalhem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo quantos não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e econômicas com clarividência e espírito de solidariedade.

 

TODOS: ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS!

 

Leitor 1: Maria Santíssima, toca as consciências a fim de que as enormes somas utilizadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, ao contrário, destinadas a promover estudos adequados para evitar catástrofes semelhantes no futuro.

 

Leitor 2: Amadíssima Mãe, faz crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na consciência do vínculo que nos une a todos para que, com espírito fraternal e solidário, possamos ir em auxílio de muitas situações de pobreza e de miséria. Encoraja a firmeza da fé, a perseverança no serviço e a constância na oração.

 

TODOS: ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS!

 

Leitor 1: Ó Maria, consoladora dos aflitos, abraça todos os teus filhos e filhas atribulados e obtém que Deus intervenha com a sua mão toda poderosa para nos libertar desta terrível epidemia, a fim de que a vida retome com serenidade o seu curso normal. Confiamo-nos a Ti, que brilhas no nosso caminho como sinal de salvação e de esperança.

 

Leitor 2: Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria, guia os passos dos teus peregrinos que desejam rezar a Ti e amar-te nos Santuários que te são dedicados no mundo inteiro, sob os mais variados títulos que evocam a tua intercessão. Sê uma guia segura para todos. Amém!

 

TODOS: ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS!

 

Padre: Queridos irmãos e irmãs, motivados pela piedade cristã e pela esperança na ressurreição, aqui reunidos estamos e celebramos o Mistério Pascal de Cristo. Queremos pedir a bênção de Deus aos nosso túmulos, onde repousam os restos mortais dos nossos irmãos e irmãs, até o dia glorioso do Senhor. Elevemos, agora, nosso olhar para a cidade do alto e contemplemos a Cristo, que por nós padeceu e ressuscitou, para que Ele também receba a todos nós na ressurreição, que esperamos com o dever da vigilância. Estendamos nossos braços aos túmulos de nossos familiares e amigos.

 

Oremos

Ó Deus, com os vossos fiéis, constituís a Igreja peregrinante na terra, para destiná-los a serem habitantes do céu; olhai para esta vossa família, reunida, devotamente, neste cemitério, e concedei que o próprio lugar preparado para o sepultamento dos corpos, sirva para relembrar a todos a vida futura em Cristo, que irá transfigurar o corpo da nossa condição humana e configurá-lo ao seu corpo glorioso. Por Cristo, nosso Senhor.

TODOS: AMÉM.

 

Padre: O Senhor esteja convosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

 

Padre: O Deus de toda consolação vos dê a sua bênção, ele que na sua bondade criou o ser humano e deu aos que creem em seu Filho ressuscitado a esperança da ressurreição.

Todos: Amém

 

Padre: Deus vos conceda o perdão dos pecados e a todos os que morreram, a paz e a luz eterna.

Todos: Amém

 

Padre: E todos nós, crendo que Cristo ressuscitou dentre os mortos, vivamos eternamente com ele.
Todos: Amém.

 

Padre: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém.
 

Padre: A alegria do Senhor seja a vossa força. Ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe.

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

Orações para fazer junto às sepulturas

 

Sinal da Cruz

Momento de silêncio

 

Salmo 26 (27)

Refrão: O Senhor é minha luz e salvação.

 

O Senhor é minha luz e salvação:

a quem temerei?

O Senhor é protetor da minha vida:

de quem hei de ter medo?

 

Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio:

habitar na Casa do Senhor todos

os dias da minha vida,

para gozar da suavidade do Senhor

e visitar o seu santuário.

 

Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica,

tende compaixão de mim e atendei-me.

A vossa face, Senhor, eu procuro:

não escondais de mim o vosso rosto.

 

Espero vir a contemplar a bondade

do Senhor na terra dos vivos.

Confia no Senhor, sê forte.

Tem coragem e confia no Senhor.

 

Leitura (Jó 19, 1.23-27a)

Jó tomou a palavra e disse: \"Quem dera que as minhas palavras fossem escritas num livro, ou gravadas em bronze com estilete de ferro, ou esculpidas em pedra para sempre! Eu sei que o meu Redentor está vivo e no último dia Se levantará sobre a terra. Revestido da minha pele, estarei de pé; na minha carne verei a Deus. Eu próprio O verei, meus olhos O hão de contemplar”.

 

Responsório

Refrão: Vinde, Senhor; vinde libertar-me!

 

Abriste, Senhor, as portas do céu, visitaste os que morreram e fizeste brilhar para eles a luz do teu rosto.

 

Deste aos mortos a vida eterna e fizeste-os passar das trevas para a tua luz admirável.

 

Ouviste as suas vozes, que clamavam: vinde resgatar-nos, Senhor Jesus Cristo!

 

Pai Nosso | Ave Maria | Glória ao Pai...

Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno e brilhe para ele(a) a Vossa luz. Descanse em paz. Amém.

 

Bênção

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias