Diocese de Caxias do Sul prepara roteiro orações e bênçãos para o Dia de Finados
Oração composta pelo Papa Francisco ajudará a recordar os mortos neste tempo de pandemia; também há o roteiro para que os fiéis rezem junto às sepulturas ...
Oração composta pelo Papa Francisco ajudará a recordar os mortos neste tempo de pandemia; também há o roteiro para que os fiéis rezem junto às sepulturas
A Diocese de Caxias do Sul, por meio da Coordenação de Pastoral, disponibiliza às paróquias e comunidades um modelo de oração para ser rezada durante as celebrações do Dia de Finados, na qual são recordados os falecidos deste tempo de pandemia. O texto é do Papa Francisco e foi adaptado para facilitar a oração dos fiéis que participarem das Missas nos cemitérios. Também foi elaborado um roteiro para que os fiéis possam rezar junto às sepulturas dos seus ente queridos.
DIA DE FINADOS – 2021 – ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
PROPOSTA DE ORAÇÃO E BÊNÇÃO DOS TÚMULOS
ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PARA INVOCAR O FIM DA PANDEMIA
Basílica de São Pedro - Capela Gregoriana
Sábado, 1º de maio de 2021
Leitor 1: Sob a tua proteção procuramos refúgio, Santa Mãe de Deus. Na presente situação dramática, cheia de sofrimentos e de angústias que afligem o mundo inteiro, recorremos a Ti, Mãe de Deus e nossa Mãe, e procuramos refúgio sob a tua proteção.
Leitor 2: Ó Virgem Maria, dirige a nós o teu olhar misericordioso nesta pandemia do Coronavírus, e conforta aqueles e aquelas que estão desorientados e que choram os seus entes queridos falecidos, por vezes enterrados de um modo que fere a alma. Sustém quantos estão angustiados pelas pessoas doentes das quais, para evitar o contágio, não podem estar próximos. Inspira confiança naqueles que estão ansiosos pelo futuro incerto e pelas consequências sobre a economia e o trabalho.
TODOS: ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS!
Leitor 1: Mãe de Deus e nossa Mãe, implora para nós, de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e que volte um horizonte de esperança e de paz. Como em Caná, intercede junto do teu divino Filho, pedindo-lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas, e abra o seu coração à confiança.
Leitor 2: Protege os médicos, os enfermeiros, os profissionais da saúde e os voluntários que, neste período de emergência, estão na linha da frente e arriscam a própria vida para salvar outras vidas. Acompanha os seus esforços heroicos e dá-lhes força, bondade e saúde.
TODOS: ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS!
Leitor 1: Permanece perto daqueles que, noite e dia, assistem os doentes e dos sacerdotes que, com solicitude pastoral e esforço evangélico, procuram ajudar e apoiar todos.
Leitor 2: Virgem Santa, ilumina a mente dos homens e das mulheres de ciência, a fim de que encontrem soluções justas para derrotar este vírus. Assiste os responsáveis das Nações para que trabalhem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo quantos não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e econômicas com clarividência e espírito de solidariedade.
TODOS: ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS!
Leitor 1: Maria Santíssima, toca as consciências a fim de que as enormes somas utilizadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, ao contrário, destinadas a promover estudos adequados para evitar catástrofes semelhantes no futuro.
Leitor 2: Amadíssima Mãe, faz crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na consciência do vínculo que nos une a todos para que, com espírito fraternal e solidário, possamos ir em auxílio de muitas situações de pobreza e de miséria. Encoraja a firmeza da fé, a perseverança no serviço e a constância na oração.
TODOS: ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS!
Leitor 1: Ó Maria, consoladora dos aflitos, abraça todos os teus filhos e filhas atribulados e obtém que Deus intervenha com a sua mão toda poderosa para nos libertar desta terrível epidemia, a fim de que a vida retome com serenidade o seu curso normal. Confiamo-nos a Ti, que brilhas no nosso caminho como sinal de salvação e de esperança.
Leitor 2: Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria, guia os passos dos teus peregrinos que desejam rezar a Ti e amar-te nos Santuários que te são dedicados no mundo inteiro, sob os mais variados títulos que evocam a tua intercessão. Sê uma guia segura para todos. Amém!
TODOS: ROGAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS!
Padre: Queridos irmãos e irmãs, motivados pela piedade cristã e pela esperança na ressurreição, aqui reunidos estamos e celebramos o Mistério Pascal de Cristo. Queremos pedir a bênção de Deus aos nosso túmulos, onde repousam os restos mortais dos nossos irmãos e irmãs, até o dia glorioso do Senhor. Elevemos, agora, nosso olhar para a cidade do alto e contemplemos a Cristo, que por nós padeceu e ressuscitou, para que Ele também receba a todos nós na ressurreição, que esperamos com o dever da vigilância. Estendamos nossos braços aos túmulos de nossos familiares e amigos.
Oremos
Ó Deus, com os vossos fiéis, constituís a Igreja peregrinante na terra, para destiná-los a serem habitantes do céu; olhai para esta vossa família, reunida, devotamente, neste cemitério, e concedei que o próprio lugar preparado para o sepultamento dos corpos, sirva para relembrar a todos a vida futura em Cristo, que irá transfigurar o corpo da nossa condição humana e configurá-lo ao seu corpo glorioso. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
Padre: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Padre: O Deus de toda consolação vos dê a sua bênção, ele que na sua bondade criou o ser humano e deu aos que creem em seu Filho ressuscitado a esperança da ressurreição.
Todos: Amém
Padre: Deus vos conceda o perdão dos pecados e a todos os que morreram, a paz e a luz eterna.
Todos: Amém
Padre: E todos nós, crendo que Cristo ressuscitou dentre os mortos, vivamos eternamente com ele.
Todos: Amém.
Padre: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém.
Padre: A alegria do Senhor seja a vossa força. Ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Orações para fazer junto às sepulturas
Sinal da Cruz
Momento de silêncio
Salmo 26 (27)
Refrão: O Senhor é minha luz e salvação.
O Senhor é minha luz e salvação:
a quem temerei?
O Senhor é protetor da minha vida:
de quem hei de ter medo?
Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio:
habitar na Casa do Senhor todos
os dias da minha vida,
para gozar da suavidade do Senhor
e visitar o seu santuário.
Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica,
tende compaixão de mim e atendei-me.
A vossa face, Senhor, eu procuro:
não escondais de mim o vosso rosto.
Espero vir a contemplar a bondade
do Senhor na terra dos vivos.
Confia no Senhor, sê forte.
Tem coragem e confia no Senhor.
Leitura (Jó 19, 1.23-27a)
Jó tomou a palavra e disse: \"Quem dera que as minhas palavras fossem escritas num livro, ou gravadas em bronze com estilete de ferro, ou esculpidas em pedra para sempre! Eu sei que o meu Redentor está vivo e no último dia Se levantará sobre a terra. Revestido da minha pele, estarei de pé; na minha carne verei a Deus. Eu próprio O verei, meus olhos O hão de contemplar”.
Responsório
Refrão: Vinde, Senhor; vinde libertar-me!
Abriste, Senhor, as portas do céu, visitaste os que morreram e fizeste brilhar para eles a luz do teu rosto.
Deste aos mortos a vida eterna e fizeste-os passar das trevas para a tua luz admirável.
Ouviste as suas vozes, que clamavam: vinde resgatar-nos, Senhor Jesus Cristo!
Pai Nosso | Ave Maria | Glória ao Pai...
Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno e brilhe para ele(a) a Vossa luz. Descanse em paz. Amém.
Bênção
O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.