DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Região Pastoral Garibaldi
06/08/2025

Dom José Gislon preside Missa em ação de graças pelos 50 anos do Cursilho em Garibaldi

Na homilia, Dom José ressaltou a importância do movimento na missão de evangelizar, sempre alicerçados na Palavra de Deus, na Eucaristia e em comunhão com a Igreja

Dom José Gislon preside Missa em ação de graças pelos 50 anos do Cursilho em Garibaldi

O Movimento Cursilho da Cristandade (MCC) da Paróquia São Pedro de Garibaldi, celebrou no domingo, 03 de agosto, o aniversário de 50 anos de atividades. A comemoração iniciou com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada pelo pároco da Paróquia São Pedro, frei Edson Cecchin, pelo vigário e assessor paroquial espiritual do movimento, frei Aldo Colombo, bem como pelo padre Renato Arriotti, assessor diocesano.

Além dos acólitos, ministros e sacerdotes, participaram da procissão de entrada, o casal coordenador e vice-coordenador, com símbolos que representam o MCC, acompanhados das casais representantes dos 43 grupos atuantes. Na homilia, Dom José ressaltou a importância do movimento na missão de evangelizar, sempre alicerçados na Palavra de Deus, na Eucaristia e em comunhão com a Igreja. 

Ao término da Santa Missa, o casal coordenador Júlio e Márcia Ferrari Pilotti agradeceu a todos os presentes e recordou com carinho a senhora Terezinha Spader, fundadora do movimento na Paróquia, bem como os colegas cursilhistas já falecidos. Estiveram presentes também, os cursilhistas dos diversos setores da Diocese, representantes do movimento Chammá, projeto Crescer e Emaús, e do Grupo Executivo Diocesano (GED), que coordena o Movimento de Cursilhos de Cristandade dentro da Diocese. Padre Renato Ariotti resumiu em um verso o Jubileu do movimento.

Além disso, ocorreu uma pequena homenagem ao dia do sacerdote, e o aniversário de 13 anos de ordenação episcopal de Dom José Gislon, assim como a benção do livro que retrata a história do movimento desde a sua criação em 1940 na Espanha até a estrutura atual do movimento na Paróquia São Pedro. Após a bênção final, todos os presentes se deslocaram ao salão da comunidade Nossa Senhora Aparecida, Bairro Cairu, para o almoço festivo. Por fim, durante a tarde ocorreu a homenagem a todos os casais ex-coordenadores, sorteio do rifão e  lançamento do livro escrito por João Paulo de Lucca.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias