Rádio Miriam Caravaggio
12/04/2024

Em preparação ao Jubileu de 2025, programa Razões da Fé inicia série sobre os concílios na história da Igreja

Ao todo serão quatro programas que irão ao ar nos domingos 14, 21 e 28 de abril e 05 de maio, tendo como convidado o padre Leonardo Lucian Dall Osto; a primeira conversa trata sobre o que é a Igreja e os concílios do primeiro milênio

O Papa Francisco pediu que os católicos se preparem para o Jubileu, isto é, o Ano Santo de 2025 estudando e compreendendo os documentos do Concílio Vaticano II e dedicando-se à oração. Nesse caminho, o programa Razões da Fé inicia neste domingo, 14 de abril, uma série de quatro conversas sobre os concílios na história da Igreja. As produções serão veiculadas pela Rádio Miriam Caravaggio FM 95,7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul nos domingos 14, 21 e 28 de abril e 05 de maio.

Na primeira conversa, o programa traz a temática: "Concílios da Igreja ou Igreja dos Concílios?" e faz perguntas elementares sobre o que é a Igreja e como ela ser organiza além de iniciar um aprofundamento acerca dos concílios do primeiro milênio. Na próxima semana serão abordados os encontros conciliares da Idade Média e, posteriormente, o contexto da Reforma Protestante e do Concílio de Trento, além do Vaticano I. O último programa da série será dedicado exclusivamente ao Concílio Vaticano II, com seus precedentes, sua realização e sua recepção pela Igreja.

O convidado para todos os programas é o padre Leonardo Lucian Dall Osto. Ele é doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, atua como vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Caxias do Sul. A mediação é do assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, jornalista Felipe Padilha.

Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas terças-feiras, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.

O programa Razões da Fé deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.