Paróquia Cristo Rei BG
01/04/2024

Encenação da Paixão de Cristo no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, mobiliza milhares de fiéis

Mais de 2,5 mil pessoas acompanharam a 24ª edição da tradicional Encenação da Paixão de Cristo no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na noite da Sexta-Feira Santa, 29 de março. O evento contou, ainda, com 116 atores voluntários, inclusive de outras cidades e Estados, que interpretavam os principais personagens presentes nos últimos minutos de Jesus antes de sua paixão. O evento contou com o apoio da Brigada Militar, da Guarda Civil Municipal, e da Secretaria Municipal da Saúde.

O evento iniciou na gruta do Ceará da Graciema, onde o pároco da Paróquia Cristo Rei, padre Pedro Carissimi, abençoou a Encenação, seus participantes e a marcela. Após um minuto de silêncio em homenagem aos participantes já falecidos, alunos do colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves, fizeram uma breve apresentação sobre a amizade social, tema da Campanha da Fraternidade de 2024, e convidando a todos a darem um abraço em quem estava ao seu redor.

Em seguida, aliado com recursos de som e luz, iniciou-se a Encenação, a partir do relato da Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, a traição de Judas, a negação de Pedro, e a condenação de Jesus.

Na sequência, formou-se uma procissão pela Rodovia RS-444 até o Morro da Antena, onde, num momento de profunda oração, meditou-se o caminho da cruz, a Via Sacra. Já em cima do morro, aconteceu a encenação da crucificação de Jesus, a entrega de seu corpo à Virgem Maria, e seu sepultamento.

O espetáculo terminou com a queima de fogos de artifício, atrás da cruz, para celebrar o anúncio da Ressurreição, onde Jesus Ressuscitado aparece a Maria Madalena.

Nesta edição da Encenação foram recebidas doações de alimentos, os quais serão destinados a Cáritas da Paróquia Cristo Rei para auxílio às pessoas necessitadas.

Com informações do seminarista Lucas Marcarini
Créditos das imagens: Vinni Maciel/O Vale News | Pascom Paróquia Cristo Rei