DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral Familiar
13/03/2023

Encontro de preparação ao Matrimônio reúne 23 casais em Caxias do Sul no mês de março de 2023

Ao longo do dia, os noivos vivenciam momentos de formação para o sacramento do Matrimônio, com a abordagem de temas como: psicologia do relacionamento, ritualística e sacralidade do Matrimônio, sexualidade e vida afetiva, dentre outros

Encontro de preparação ao Matrimônio reúne 23 casais em Caxias do Sul no mês de março de 2023

A Pastoral Familiar da Diocese de Caxias do Sul se dedica mensalmente aos encontros em preparação ao matrimônio. No sábado, 11 de março, 23 casais participaram do curso de noivos em Caxias do Sul, organizado pelo Movimento da Lareira da Paróquia Imaculada Conceição, no Centro Diocesano de Formação Pastoral. Ao longo do dia, os noivos vivenciam momentos de formação para o sacramento do Matrimônio, com a abordagem de temas como: psicologia do relacionamento, ritualística e sacralidade do Matrimônio, sexualidade e vida afetiva, além da convivência e troca de experiências entre a equipe e participantes. 

"A preparação para o matrimônio constitui um momento providencial e privilegiado para aqueles que se orientam para este sacramento cristão, e um Kayrós, isto é, um tempo no qual Deus interpela os noivos e suscita neles o discernimento da vocação matrimonial e da vida na qual introduz", escreveu o Pontifício Conselho para a Família, em 1996. Segundo o Pontifício Conselho, "a importância da preparação implica um processo de evangelização que é maturação e aprofundamento na fé".

No final do encontro foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo pároco da Paróquia Imaculada Conceição, frei Jaime Bettega, OFMCap.

Em Caxias do Sul, até o mês de dezembro, serão realizados outros cinco encontros de preparação do Matrimônio, com a coordenação da Pastoral Familiar, conforme o cronograma abaixo. As inscrições devem ser realizadas na Secretaria da Catedral Diocesana, com acesso pela Catedral ou pela rua Os Dezoito do Forte, 1811, no Centro de Caxias do Sul, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 18h. O valor da inscrição é de R$ 200,00 a ser pago em dinheiro. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3221-2564 ou pelo e-mail: [email protected]

Nas demais cidades da Diocese de Caxias do Sul, os encontros acontecem trimestralmente, duas vezes ou uma vez ao ano, de acordo com a demanda local. 

 

Confira o cronograma completo para 2023

Caxias do Sul 

15 de abril - Centro Diocesano de Formação Pastoral
10 de junho - Centro Diocesano de Formação Pastoral
12 de agosto - Centro Diocesano de Formação Pastoral
14 de outubro - Centro Diocesano de Formação Pastoral
02 de dezembro - Centro Diocesano de Formação Pastoral

 

Bento Gonçalves

18 de março - Edifício Santo Antônio
15 de julho - Edifício Santo Antônio
11 de novembro - Edifício Santo Antônio

Inscrições na Secretaria da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves

 

São Marcos

26 de março - Auditório Pe. David Piccoli
03 de setembro - Auditório Pe. David Piccoli

Inscrições na Secretaria da Paróquia São Marcos

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias