Recursos da coleta da Campanha da Fraternidade ajudam na missão de cuidar da vida, na Diocese
Coleta será no Domingo de Ramos, 10 de abril, em toda a Igreja do Brasil; na Diocese, os recursos são destinados às pastorais sociais, de acordo com os projetos apresentados e a devida prestação de contas
Gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), a Coleta da Solidariedade é realizada em âmbito nacional, todos os anos, no Domingo de Ramos. Em 2022, acontecerá no próximo domingo, dia 10 de abril. Os recursos arrecadados integram os Fundos Diocesano e Nacional de Solidariedade que têm contribuído para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Em 2022 será a terceira vez que a Igreja no Brasil aprofunda o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.
Deste modo, a Campanha da Fraternidade de 2022 convida a todos a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.
Participe da Coleta da Solidariedade
Do total arrecadado na Coleta para a Solidariedade, 60% fica na própria Diocese e os recursos são destinados às pastorais sociais, de acordo com os projetos apresentados e a devida prestação de contas. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.
A Igreja espera que todos participem oferecendo sua solidariedade em favor das pessoas, grupos e comunidades, pois “ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da vida”.
Coleta de 2022 sem a impressão de envelopes
Os tradicionais envelopes para as doações da Campanha da Fraternidade não serão mais distribuídos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em versão impressa. Desde 2019 o valor destinado para a distribuição do material impresso tem sido reduzido e direcionado para ações sociais.
Na encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum, o Papa Francisco afirma ser “muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias”, e que “é maravilhoso que a educação seja capaz de motivar para elas até dar forma a um estilo de vida”.
A diminuição no uso do papel e a destinação para ações transformadoras, nesse sentido, relacionam o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, com as reflexões do Papa Francisco apresentadas na Laudato Si’.