Seminaristas da Diocese de Caxias do Sul participam de Semana de Liturgia, em São Paulo
Com a temática: “O rito como fonte do sacerdócio batismal e lugar do seu exercício”, a Semana de Liturgia desse ano traz uma reflexão sobre a essência da liturgia a partir do Concílio Vaticano II, como espaço próprio do fieis viverem e celebrarem sua fé.
Os seminaristas Leonardo Velho Soares e Lucas Diego Marcarini, ambos da Etapa do Discipulado, também chamada de Filosofia, estão participando desde a segunda-feira, dia 26, até a sexta-feira, 30 de setembro, da 34ª Semana de Liturgia, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, no estado de São Paulo.
O evento, promovido pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, em parceria com a Rede de Animação Litúrgica Celebra, reúne diversas lideranças de todas as regiões do Brasil que atuam na Pastoral Litúrgica ou que estudam sobre o tema.
Com a temática: “O rito como fonte do sacerdócio batismal e lugar do seu exercício”, a Semana de Liturgia desse ano traz uma reflexão sobre a essência da liturgia a partir do Concílio Vaticano II, como espaço próprio do fieis viverem e celebrarem sua fé, valorizando sua condição de povo real, sacerdotal e profético, e resgatando sua condição de sujeito eclesial.
O encontro tem como ponto central o sacerdócio comum dos fiéis a partir da liturgia, como fruto da sua participação ativa e plena nas celebrações, para além do ponto de vista das teologias sistemática e dogmática.
Além da abordagem do tema a partir de pontos como a mistagogia presente no rito da preparação das oferendas, o canto da assembleia, a piedade popular como lugar teológico de sobrevivência, o devocionismo e a inconsciência do sacerdócio batismal, a conivência com o clericalismo e a relação entre Igreja e casa para o exercício do sacerdócio batismal, o evento é marcado com intensas experiências de orações por meio do Ofício Divino das Comunidades e vivências/laboratórios litúrgicos.