Brasão Pastoral Vocacional - Diocese de Caxias do Sul

O Seminário Maior São José abriga os seminaristas das Etapas do Propedêutico e do Discipulado. Na Etapa do Discipulado - ou dos estudos filosóficos - a formação baseia-se nas dimensões: humana, espiritual, intelectual, pastoral e comunitária. Os seminaristas frequentam o curso de Bacharelado em Filosofia na Universidade de Caxias do Sul com duração de três anos. Durante esse tempo envolvem-se em atividades de formação humano-cristã no seminário contando com ajuda de psicólogos e diretores espirituais. Realizam atividades pastorais nos fins de semana e durante uma tarde por semana.

O Curso Propedêutico é uma etapa do processo formativo presbiteral que visa proporcionar aos candidatos à vida presbiteral da Diocese de Caxias do Sul uma experiência de discipulado com Cristo Mestre. É, portanto, um ano privilegiado para o autoconhecimento, bem como para uma vivência mais profunda do mistério divino, revelado em Jesus Cristo. Além disso, os seminaristas, nesta etapa, procuram crescer intelectualmente, com estudos dirigidos sobre a pessoa de Jesus, sobre a Igreja, sobre os problemas sociais de nossa realidade e auxiliam na pastoral da saúde e no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravággio.

No Seminário Maior São João Batista, da Diocese de Montenegro, residem também os seminaristas da etapa da Configuração, ou Teologia, da Diocese de Caxias do Sul. A casa está localizada em Viamão e os jovens estudam na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

Seminário Diocesano N. Sra. Aparecida

Foto de capa Seminário Diocesano N. Sra. Aparecida

Inaugurado em 19.03.1939

Rua Ivo Remo Comandulli, 897, bairro N. Sra. da Saúde | Caxias do Sul – RS
Fone: (54) 3211-2750 | E-mail: [email protected]

Espaço de eventos e formação para grupos, movimentos e pastorais

Seminário Maior São João Batista

Foto de capa Seminário Maior São João Batista

Nessa casa residem os seminaristas da etapa da Teologia da Diocese de Caxias do Sul, em comunhão com os seminaristas da Filosofia e Teologia da Diocese de Montenegro, que estudam na PUCRS

Seminário Maior São José

Foto de capa Seminário Maior São José

Inaugurado em 1978
Rua Dr. Vilson Bordin, 28 | Bairro Nossa Sra. da Saúde | Caxias do Sul – RS | CEP: 95032-665
Fone: (54) 3211-0004.

Nessa casa residem os seminaristas das etapas do Curso Propedêutico e Filosofia, que estudam na UCS.
Sede da Pastoral Vocacional da Diocese

FORMAÇÃO DO CLERO

Pe. Eleandro Teles
Foto de perfil Pe. Eleandro Teles

Reitor do Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, das etapas do Propedêutico e Discipulado (Filosofia) e referencial da Diocese de Caxias do Sul para a formação dos seminaristas da Configuração (Teologia).

Pe. Luciano Dalmolin
Foto de perfil Pe. Luciano Dalmolin

Coordenador da Pastoral Vocacional | Assistente no Seminário Maior São José

Pe. Neimar Schuster