Brasão Pastoral Vocacional - Diocese de Caxias do Sul

Em sua Carta Apostólica "Novo Millennio Ineunte" (No início do novo milênio), São João Paulo II insistia na necessidade e urgência de estruturar uma vasta e capilar Pastoral Vocacional, que envolva as paróquias, as escolas, as famílias (n. 46). Também a Exortação Apostólica “Igreja na América”, pede que se cultivem os ambientes onde nascem as vocações para o sacerdócio e para a vida consagrada. A responsabilidade de promover vocações para o sacerdócio cabe a todo o Povo de Deus e se realiza principalmente na oração constante e humilde pelas vocações (n. 40).

“Vinde e vede!” É a melhor propaganda vocacional. "Foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia" (cf. Jo 1,9). O testemunho é a mediação privilegiada e insubstituível de toda a Pastoral Vocacional, pois coloca em destaque uma vida cheia de alegria ao serviço do Senhor. As vocações dependem muito da transparência da mensagem assumida e vivida que formos capazes de transmitir.

Enquanto durar a Igreja peregrina, o Senhor da messe não deixará de passar e bater à porta dos corações. Mas Ele quer que o seu chamamento ressoe e seja ouvido por nosso intermédio e pela nossa oração.

Brasão Sou animador vocacional - Diocese de Caxias do Sul

Pastoral Vocacional - Diocese de Caxias do Sul