Pastoral Vocacional
29/11/2022

Equipe do Ano Vocacional da Diocese de Caxias se encontra com professores de Ensino Religioso e agentes da Pastoral da Educação

Atividade reuniu mais de 20 pessoas das escolas de inspiração católica de Caxias do Sul, além de agentes da Pastoral da Educação, a Pastoral Vocacional e a coordenação de Pastoral da Diocese para alinhar ações do Ano Vocacional

O Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP), em Caxias do Sul, foi ponto de encontro dos professores de ensino religioso e agentes da Pastoral da Educação, com a equipe responsável por articular e auxiliar na execução das ações do Ano Vocacional do Brasil. O encontro, na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, reuniu mais de 20 pessoas das escolas de inspiração católica de Caxias do Sul.

A educação é um dos campos de promoção e cultivo da vocação. Por isso, uma das linhas de ação da Diocese de Caxias do Sul no Ano Vocacional é a realização de atividades com escolas das redes de ensino público e privado, tais como a formação de professores e bate-papos, além de outras atividades, que sejam instrumento de auxílio à construção do projeto de vida dos adolescentes e jovens.

Com o tema: "Vocação: graça e missão" e o lema: "Corações ardentes, pés a caminho", que recorda a narrativa de Emaús, a Igreja vive o 3º Ano Vocacional do Brasil, desde o dia 20 de novembro deste ano, até o próximo dia 26 de novembro de 2023. O encontro com os professores de Ensino Religioso iniciou com a oração recordando o Tempo do Advento e a caminhada vocacional na Diocese.

Logo depois, o coordenador diocesano de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, fez uma explanação tendo como tema central a Teologia das Vocações. Findado este espaço de formação, os participantes foram divididos em grupos e vivenciaram a dinâmica do "world café", onde foram desafiados a responderem algumas perguntas, tais como: "quais ações vocacionais temos feito em nossas escolas?", "Quais ações o Ano Vocacional nos leva a fazer em nossas escolas?" e "Quais ações podemos fazer juntos, enquanto escolas e/ou contando com a Pastoral Vocacional?".

Daquele espaço de construção criativa saíram várias ideias de ação para serem implementadas nas escolas, de acordo com suas realidades. Além disso, surgiram duas ações concretas para a caminhada do Ano Vocacional: a romaria da Escolas ao Santuário de Caravaggio, em setembro de 2023, e um retiro para professores de Ensino Religioso e agentes da Pastoral Escolar, previsto para outubro, além de um novo encontro formativo para os educadores, no mês de março do próximo ano.