O Setor Juventude (SJ) é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto. A missão do Setor, nesse sentido, é favorecer a integração e o diálogo, além de propor algumas diretrizes comuns para a evangelização, considerando as necessidades de cada realidade paroquial e as especificidades de cada segmento juvenil.
Fazem parte do Setor as experiências de evangelização juvenil existentes na Diocese, a Catequese Crismal, Pastoral Vocacional, Pastoral Familiar e outros diversos grupos envolvidos com evangelização juvenil. A existência desse espaço atende a um pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que lançou, no ano de 2007, o documento 85, que trata dos desafios e perspectivas pastorais para as juventudes.
Setor Juventude na Diocese de Caxias do Sul
Na Diocese de Caxias do Sul, o Setor Juventude foi criado em 2007 e tem consolidado seu trabalho de articulação juvenil da Igreja Local ao longo dos últimos anos. Teve seu desenvolvimento acompanhado, em seus primórdios, pelos padres Gilnei Fronza, Leonardo Pereira e Gilmar Marchesini.
Em 2012, com a confirmação de que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 seria realizada em terras brasileiras, no Rio de Janeiro, houve a percepção de que era necessária a mobilização para receber a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria. Então, dom Alessandro Ruffinoni, bispo diocesano, nomeou o padre Rudinei Zorzo e os então seminaristas Altemir Schwuarz e Marcionei Petrykovski como referencias para a juventude católica.
O trio coordenou e executou, junto às lideranças juvenis, o Bote Fé. Realizado em novembro de 2012, o evento reuniu mais de 30 mil pessoas em cinco cidades da Diocese de Caxias do Sul para a chegada a Cruz e do Ícone. Alguns meses depois, o Setor Juventude também foi o responsável pela organização do Acampamento Jovem da Romaria da Terra, realizado em Garibaldi.
Pré e pós Jornada Mundial da Juventude Rio 2013
Depois da realização de diversas formações e encontros, além da elaboração de um subsídio bilíngue (português-inglês), o Setor Juventude foi responsável pela recepção de 23 ingleses que vieram à Serra Gaúcha para participar da Semana Missionária, em preparação à JMJ. Ao mesmo tempo, o Setor Juventude organizou e coordenou a viagem de mais de 250 pessoas da Diocese de Caxias do Sul para participarem da Jornada Mundial da Juventude, que reuniu mais de 3,7 milhões de jovens, no RJ.
A partir daí, a missão do Setor Juventude se consolidou mais rapidamente, sobretudo tendo em vista a credibilidade do trabalho conduzido pelo padre Zorzo. Entre os anos de 2014 e 2018 foram muitas as atividades do SJ, dentre elas é possível destacar as encenações da Via-Sacra da Juventude junto aos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, a Romaria da Juventude ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, que em 2018, reuniu 350 jovens, sem esquecer da importância da formação permanente.
Com o aumento da demanda de acompanhamento e de trabalho com as juventudes, a partir de 2015, o Setor Diocesano da Juventude passa a contar com uma equipe de assessores, articuladores e comunicadores, conforme orienta o Documento 85 da CNBB. No subsídio aparece em destaque a importância das estruturas de acompanhamento para manter a atuação coesa e bem articulada.
Em 2016, na madrugada, 31 de julho, mais uma ação do Setor, a Jornada Diocesana da Juventude, a JTchêJ. O encontro reuniu mais de 200 pessoas no Colégio São José, em Caxias do Sul, para uma noite de muita música, celebração e também para acompanhar a Missa de encerramento da JMJ 2016, realizada na Polônia. Foram mais de 12 horas de programação. As JTchêJs se repetiram em 2018, na comunidade Santa Lúcia, em Caxias do Sul, e em 2019, no Seminário Aparecida. No ano de 2020, em virtude da pandemia, o encontro foi online, com transmissão da capela do Seminário Aparecida. E em 2021, a Jornada foi realizada na cidade de São Marcos, reunindo 350 jovens, com todos os protocolos sanitários. No ano de 2022, o evento reuniu mais de 800 jovens, no dia 27 de agosto, na cidade de Garibaldi.
Atuação no Vicariato de Nova Prata
Retiro Anjo da Fé 2014
Em 2012, com a autorização do Vaticano, a Diocese de Caxias do Sul criou o Vicariato de Nova Prata, uma parcela do território que futuramente pode se tornar uma nova Igreja Diocesana. Atualmente, 13 paróquias do Vale do Rio das Antas fazem parte dessa região pastoral. Pensando na distância e na quantidade de grupos de jovens daquelas comunidades, em 2013, foi criado o Setor Juventude do Vicariato de Nova Prata.
Lá são realizadas diversas formações e encontros. Dentre eles se destaca o retiro Anjos da Fé, que tem o objetivo de ser o primeiro anúncio, isto é, o despertar de muitos jovens para a participação comunitária e a vivência de grupo. Além disso, no Vicariato aconteceram momentos de celebração e música também denominados Bote Fé.
Mapeamento e nomeação do novo assessor
Ainda em 2016, depois de uma provocação recebida num encontro do Serviço de Evangelização da Juventude do RS, a equipe de assessores, comunicadores e articuladores do Setor iniciou a elaboração de um mapeamento para levantar quantos grupos de jovens e quais os carismas de evangelização estavam presentes na Diocese. O documento, que pode ser acessado clicando aqui, é atualizado semestralmente e revela que, no início de 2018, mais de 160 grupos de jovens mantém atividades regulares nas 74 paróquias de abrangência da Igreja Diocesana.
O trabalho intenso e a missão do Setor reafirmam a posição afetiva e efetiva da Diocese de Caxias do Sul às juventudes. Por comandar um trabalho que se tornou referência para o Rio Grande do Sul e para outros regionais, em julho de 2017, o padre Zorzo foi escolhido pelos 18 bispos gaúchos como o novo coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude do RS.
Para dar continuidade à ação do Setor Diocesano da Juventude, dom Alessandro Ruffinoni nomeou, no final de 2017, o padre Marciano Guerra como assessor. Em 2023, o bispo diocesano, Dom José Gislon nomeou o padre Gustavo Predebon como assessor do Setor Juventude. Atualmente, Predebon conta com uma equipe de jovens e adultos, que estão a serviço do SJ como assessores jovens e adultos, articuladores e comunicadores.